garrafa de azeite

Preço do azeite vai baixar de forma acentuada

Consumo

Preço do azeite vai baixar de forma acentuada

Preço do azeite vai baixar de forma acentuada, mas ainda existem muitas dúvidas sobre o momento em que os portugueses vão sentir o alívio na carteira.

Artigo de Bruno Seruca

19-11-2024

O preço do azeite vai baixar. Depois de largos meses a dar que falar devido ao custo elevado, o que fez com que chegasse a ser apelidado de “ouro líquido”, o óleo vegetal extraído da azeitona terá uma quebra significativa no valor. O tema foi debatido por Miguel Ángel Guzmán, diretor de vendas da Deoleo, em conversa com a CNBC.

Leia ainda: Amigo, marca criada pela Vodafone, baixa preços e faz frente à DIGI

Fomos visitar a barbeira mais antiga de Portugal

“As perspetivas são positivas para os próximos meses, pois espera-se que o mercado comece a estabilizar e a recuperar gradualmente a normalidade”, começa por dizer. Já dados da Infaoliva, partilhados pelo El Economista, referem que o preço do azeite têm uma descida de 37% em relação aos máximos de janeiro. Assim, chegará aos 5 euros por litro, algo que não se via desde 2023. Mas nem todas as notícias são boas para os consumidores pois não deverá verificar-se uma rápida descida dos preços. “Houve passos no sentido de melhorias, mas não é totalmente correto dizer que a crise acabou. Continuamos a atravessar uma fase de tensão nos preços do azeite, sobretudo nos azeites de maior qualidade, como o Extra Virgem”, explica Miguel Ángel Guzmán.

Não se sabe quando é que a descida do preço do azeite será sentida

Outro dado importante está relacionado com as condições de colheita, que deverá acontecer entre novembro e janeiro. Ainda assim, as previsões climatéricas são boas, principalmente em Espanha, país que é o maior produtor mundial de azeite. Segundo o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação espanhol, a previsão é de que a produção chegue às 1.262 toneladas. O que a verificar-se significa um aumento de 48% em relação ao ano passado. Fica também por perceber como é que a queda dos preços será sentida nos supermercados e quando. Sendo certo que vem aí numa nova fase para a indústria do azeite.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

19-11-2024



RELACIONADOS