Portugal entre os países onde se vendem mais veículos elétricos

Portugal entre os países onde se vendem mais veículos elétricos

Consumo

Portugal entre os países onde se vendem mais veículos elétricos

No primeiro trimestre de 2019 foram entregues a clientes finais mais de dois mil automóveis elétricos.

Artigo de João Isaac

10-05-2019

Apesar de não ser ainda uma tecnologia ao alcance de todos, as vendas de veículos elétricos em Portugal atingiram um recorde. Só em 2018 foram entregues cerca de 8200 automóveis elétricos. Este número representa, aproximadamente, a venda acumulada dos sete anos anteriores, o que atesta o grande crescimento verificado no segmento. No primeiro trimestre de 2019 foram já entregues a clientes finais mais de dois mil automóveis elétricos. No período homólogo de 2018 foram vendidos cerca de 750 elétricos. À frente de Portugal surge a Noruega (com 50% da quota de mercado), a Suécia, a Finlândia, a Holanda e a China.

Leia ainda: Mercedes EQC, o primeiro SUV elétrico da marca alemã que pretende arrasar com a concorrência

O crescimento deve-se ao aumento da oferta de modelos elétricos, com tempo de carregamento inferior e maior autonomia das baterias. Um grande exemplo é o Tesla Model 3, modelo que tinha já muitas reservas efetuadas e cujas primeiras unidades foram recentemente entregues aos clientes.

A propulsão livre de emissões e ruído não está, ainda, ao alcance de todos. Não só porque a infraestrutura pública de carregamento rápido não está adaptada às necessidades dos utilizadores, mas também porque a maior parte da população (cerca de 70%) não possui garagem onde possa carregar a bateria. O facto de alguns postos públicos não estarem a funcionar afasta também potenciais interessados da compra de um elétrico.

Marcas apostam em rede de carregamento própria

A Nissan é uma das marcas que mais esforço tem feito para proporcionar aos seus clientes uma rede de carregamento alternativa à pública. São vários os concessionários equipados com postos que podem ser utilizados gratuitamente. Outro bom exemplo vem da Tesla. Em Portugal são já seis estações de carregamento oficiais da marca, com um total de 120 postos. O consórcio Ionity, que reúne as alemãs Volkswagen, BMW e Audi, tem a mesma visão da Tesla. A criação de uma rede idêntica com postos de carregamento de até 350 kWh, sete vezes mais potentes do que os da rede pública.

Percorra a galeria e fique a conhecer alguns dos modelos elétricos vendidos em Portugal.

Fotos: NetCarShow

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
João Isaac

10-05-2019



RELACIONADOS