A origem das 10 polémicas danças de Fortnite

A origem das 10 polémicas danças de Fortnite

Consumo

A origem das 10 polémicas danças de Fortnite

As danças presentes em Fortnite levaram a que a Epic Games fosse alvo de vários processos e deram início a uma polémica.

Artigo de Bruno Seruca

02-08-2019

As danças de Fortnite não são mais do que emoticons especiais que aparecem durante o jogo. São comemorações que servem para que os jogadores se possam expressar de forma especial. Só que a maioria destes movimentos não são originais. Vão buscar inspiração a danças de séries de televisão, celebridades, artistas e videoclips. E é aqui que tem origem a polémica pois a Epic Games tem sido alvo de processos daqueles que se consideram os donos dos movimentos. E isto leva outra questão: até que ponto alguém pode ser dono de um movimento de dança? Tudo isto deu ainda maior destaque aquelas que são as 10 danças mais famosas de Fortnite.

1 – Fresh
Quem vê este movimento rapidamente o associa à Carlton Dance, celebrizada pelo personagem Carlton Banks em O Príncipe de Bel-Air. Alfonso Ribeiro, que deu vida ao personagem, chegou a processar a Epica Games, tendo desistido do processo quando ficou a saber que movimentos de dança não são passíveis de direitos de autor.

Fresh é inspirado na dança de Carlton em O Príncipe de Bel-Air e o ator processou a Epic Games

2 – Jubilation
Outra inspiração que chega dos anos 90. Foi num episódio de Seinfeld que Elaine Banes (Julia Louis-Dreyfus), Jerry Seinfeld e George Costanza (Jason Alexander) dançaram desta forma.

3 – Floss
Esta é das mais populares da atualidade e foi celebrizada por Russel Horning, que ficou conhecido como The Backpack Kid.

4 – Dance Moves
Presente desde o início do jogo, esta dança é inspirada na série Médicos e Estagiários, quando o dr. Christopher Turk (interpretado por Donald Faison) faz os movimentos para tentar entrar num grupo de dança do hospital. O ator também não gostou da cópia, mas não avançou com processo.

John Travolta também serviu de inspiração

5 – Disco Fever
É preciso recuar até aos anos 70 para encontrar a fonte de inspiração para esta dança. Que é Tony Manero (John Travolta) em Febre de Sábado à Noite.

6 – Reanimated
Neste caso é possível observar um conjunto de movimentos eternizados por Michael Jackson no vídeo de Thriller.

7 – Ride the Pony
Quem não se recorda de PSY no vídeo da música Gangnam Style? É isto mesmo que se vê nesta dança.

Leia ainda: Need for Speed 2019 já tem data de lançamento

8 – Orange Justice
Este é um daqueles que suscitam mais dúvidas. Primeiro foi dito que teria sido Roy Purdy a criar os movimentos, na esperança de que fossem incluídos no jogo. Esta teoria levou o jovem artista a ser alvo de piadas nas redes sociais. Outros garantem que a inspiração vem de um vídeo de 2011, que se tornou viral, em que um grupo de góticos está a danças debaixo de uma ponte.

9 – Take the L
Este movimento vai buscar inspiração à dança que o palhaço Pennywise (Bill Skarsgård) faz em It: A Coisa.

10 – Pure Salt
Não é um movimento de dança mas está ao nível dos anteriores, no que à polémica diz respeito. Trata-se de uma cópia do movimento que o chef Salt Bae (Nusret Gökçe) tempera a carne.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

02-08-2019



RELACIONADOS