Os chumbos mais comuns nas inspeções

Os chumbos mais comuns nas inspeções

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Os chumbos mais comuns nas inspeções

O ano passado chumbaram mais de 614 mil veículos na Inspeção Periódica Obrigatória. Sabes quais foram os principais motivos? Nós revelamos.

Artigo de Hugo Mesquita

25-03-2018

A Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) é um tema que assusta a maioria dos condutores. Podemos ser os condutores mais cuidadosos do mundo, mas naquele momento específico nunca sabemos com o que podemos realmente contar. Simplesmente, há pequenos detalhes que nos ultrapassam.

O ano passado chumbaram no nosso país mais de 614 mil veículos, segundo dados do Relatório Anual de Inspeções Técnicas a Veículos Rodoviários, publicado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Ao todo foram inspecionadas 5.804.923 viaturas, o que corresponde a um total de 10,58% de reprovações. Um número preocupante, mas ainda assim menor ao registado nos últimos anos, com destaque para 2012, com 13,34%.

Mas quais os principais motivos que levam os carros a chumbar?

Anomalias nas luzes e sistemas eléctricos representam 31,30% do total de reprovações registadas o ano passado. A seguir, surgem os problemas no quadro (14, 74%); direção (13,67%); Suspensão e pneus (13,24%); Escapes e ruídos (12,74%); Travões (7.27%) e Outros (7,03%).

Antes de se dirigir a um Centro de Inspeções, deve fazer um check-up geral ao carro. Verificar se o veículo não tem nenhuma avaria de grau 1, as que dão chumbo direto. Não se deves esquecer que o carro não pode apresentar anomalias que já tenham sido registadas no ano anterior. A inspeção de carros ligeiros custa 30,70€.

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Artigo de
Hugo Mesquita

25-03-2018



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