O mundo evolui. Os avanços na tecnologia surpreendem-nos a cada minuto. O que ontem era visto como impossível, agora é visto como uma coisa banal, fora de moda. Olhando por um lado positivo, a estes avanços podemos classificá-los como algo que nos permitiu progredir. Mas foi só na tecnologia que se observou este tal progresso? Não, longe disso. Um exemplo disso, é a forma como fomos mudando, com o passar do tempo, o que calçamos.
Os tempos avançam e as modas também
Para celebrar essa diversidade, esse progresso, uma conhecida marca de sapatos, a Hush Puppies, criou uma linha de sapatos em que cada modelo representa uma década diferente. Dificilmente a marca conseguiria criar, na mesma altura, sapatos tão distintos, o que comprova que os tempos avançam e as modas também.
A história começou há 60 anos, com a criação de um sapato casual em camurça que, afirma a marca, «mudou completamente os sapatos que usamos». Substituindo os então aborrecidos sapatos clássicos de pele com sola em couro, duros e um pouco desconfortáveis. Estávamos em 1958, curiosamente, o ano em que nasceram Madonna e Michael Jackson, dois dos nomes mais icónicos da cultura pop mundial que, naturalmente, criaram tendências com os seus estilos extravagantes. O sapato da nova linha, dedicado a esta década, é o mais discreto de todos.
Entrando num novo período – década de 60 – novas tendências foram surgindo. Foram os anos da invasão da moda britânica e do décor minimalista. Década do início da arrancada da corrida tecnológica inspirada na disputa entre russos e norte-americanos. Termina com Neil Armstrong a pisar a lua. O sapato inspirado neste tempo é o mais extravagante da colecão.
Chega a década de 70 e com ela a famosa moda da calças à boca de sino, personificadas no seu esplendor máximo pelo ícone máximo daqueles tempos, Elvis Presley. É também a década onde surge com mais força a moda da utilização dos remendos. Não como forma de remendar a roupa, mas antes como estilo. A Hush Puppies criou um sapato que ilustra bem estas tendências.
Nos anos 80 chega a moda dos néon e do pop-art. Michael Jackson foi o nome mais marcante desta década, no que diz respeito ao poder de influenciar pessoas e tendências. Década extravagante, de cores berrantes. O amarelo foi a cor escolhida pela marca para o sapato dedicado a esta década.
Nos anos 90, surge o movimento grunge, embandeirado por Kurt Cobain, vocalista dos Nirvana. A moda neste período foi inspirada nos trabalhadores fabris de Seattle, cidade americana onde surgiu o movimento. Usavam-se as camisas de flanela e as botas. O modelo deste período é um sapato tipo bota.
Viragem do milénio. Novas tendências. A prova, tal como sucedera na época anterior, que a extravagância não vem de mãos dadas com o tempo. As tendências foram ficando mais comedidas. Estourou a moda da ganga e a utilização dos logos das marcas na roupa. É nestas duas principais tendências que a Hush Puppies se inspirou para criar modelo dedicado ao novo milénio.
Progresso ou não, não o podemos afirmar. Mas as diferenças são por demais evidentes. Que modelo combina mais com o teu estilo? Usarias o modelo dedicado à década do teu nascimento?