Quem nunca partilhou a password do Wi-Fi com os amigos? Este é um comportamento bastante comum, Ainda assim, é algo que ninguém deve fazer. Existe um ditado popular que refere que existem três coisas que não se emprestam a ninguém. São elas: escova de dentes, mulher/homem e o carro. Pois bem, pode acrescenta a password do Wi-Fi à lista. E a culpa é destes 10 motivos, partilhados pelo Daily Mail.
Leia ainda: WhatsApp com novidade para quem detesta desorganização
Este é o melhor vídeo de sempre de Marisa Cruz
1 – Dowloads ilegais
Existe a possibilidade de que sejam efetuados dowloads ilegais com recurso à sua password. E isto deixa um rasto até ao seu router.
2 – Servir para espalhar malware
Por mais que confie nas pessoas a quem está a dar a password, é bem possível que alguém não tenha noção de que está a aceder a algo infetado. E uma infeção com malware pode dar origem a um ataque aos seus computadores, telemóveis e tablets.
3 – Podem usar os seus dados
Até pode ter um contrato com dowloads ilimitados. Mas se for um contrato padrão, significa que podem existir restrições. O que significa que outras pessoas podem estar a consumir os seus dados. O que pode levar a uma redução da velocidade ou, em casos extremos, acabar com a ligação.
4 – Acesso às suas ligações
Oferecer a password do Wi-Fi faz com que abra a porta de um sistema de entrada e saída de dados. O que significa que alguém, com experiência, poderá analisar a sua rede.
5 – Bloqueio do IP
Não são necessárias atividades ilegais para que o seu IP fique bloqueado em redes sociais e jogos online. E isto poderá significar que um determinado acesso fique bloqueado para todos os que acedem através do mesmo Wi-Fi.
6 – Usar a sua password
As passwords tendem a ser complicadas de recordar. O que faz com que muitos as guardem, por exemplo, numa foto no telefone. Já outras pessoas alteram a password para uma que já utilizam noutras coisas. O que significa que as outras pessoas vão poder usar a sua password.
7 – Monopolizar a largura da banda
A largura da banda é a quantidade de dados que podem ser transferidos do router para os dispositivos. Se estiver a ver um filme em 4K e o seu amigo estiver a fazer download de ficheiros pesados ou a jogar online, poderá ficar tudo mais lento.
8 – Realizar algo ilegal
Aquilo que seja efetuado através da sua rede Wi-Fi acabará por ser rastreado até si. E isto aplica-se a tudo o que é ilegal, como por exemplo, discursos de ódio nas redes sociais.
9 – Usar outros dispositivos da sua rede
Imagine que tem muitos dispositivos em casa que controla com recurso ao WiFi. Quando oferece a password a outras pessoas, está a permitir também que os possam controlar.
10 – Partilhar a sua password
Se for daquelas pessoas que também partilha a password de Wi-Fi com os vizinhos, poderá correr riscos maiores. Para isso baste que essas pessoas partilhem a sua password. O que aumenta a probabilidade de que sejam feitas coisas ilegais através do seu IP.
Fotos: Shutterstock