O novo Opel Insignia GSi é uma berlina de elevadas ‘performances’ dedicada quem sabe apreciar algo de especial. Com uma afinação de chassis orientada para a dinâmica, são múltiplos os pontos técnicos a merecerem destaque.
O motor do novo Insignia GSi é um 2.0 Turbo a gasolina, com 260 cv, com consumos a salientar (Ciclos: urbano 11,2L/100km; extraurbano 7,1L/100 km; misto 8,6L/100 km; 197g/km CO2). O binário máximo de 400Nm está disponível numa faixa alargada de rotações. Este motor de quatro cilindros tem acoplada uma novíssima caixa automática de oito velocidades. Esta pode ser comandada manualmente na alavanca ou através de patilhas no volante. No modo automático, os pontos de troca de velocidades são diferentes nos modos de condução Normal e Sport. Para além do 2.0 Turbo, o Insignia GSi facultará a opção de um potente motor turbodiesel.
O visual condiz com o desempenho. O para-choques dianteiro possui duas grandes entradas de ar e na tampa da mala surge um ‘spoiler’ de dimensões consideráveis, para gerar carga aerodinâmica adicional a velocidades elevadas. No habitáculo sobressaem bancos dianteiros de tipo ‘bacquet’, forrados a couro, que são exclusivos desta versão, e um volante com base plana ao qual foi acrescentado ‘grip’.
As afinações finais do novo Insignia GSi foram realizadas e testadas no lendário circuito de Nürburgring-Nordschleife, situado entre as cidades de Colónia e Frankfurt, na Alemanha.
O perfil dinâmico do novo Opel Insignia GSi espelha-se discretamente no exterior e no interior com equipamentos exclusivos desta versão. No topo da lista surgem os bancos dianteiros, desenvolvidos pela Opel, que proporcionam total apoio lateral e, simultaneamente, elevado conforto em viagens de longa distância. Estes bancos têm a aprovação da agência de ergonomia AGR.
Tal como numa outra versão do Insignia, o Grand Sport, o habitáculo dispõe de ventilação, aquecimento, massagem e largura de costas regulável. O encosto de cabeça está integrado e a passagem da fita do cinto de segurança é ideal, o que nem sempre acontece neste género de bancos. É possível optar entre duas combinações de couro, que surgem ambas decoradas com um logótipo GSi. O mesmo emblema aparece no exterior, na tampa da mala. Aqui está colocado um ‘spoiler’ que gera carga aerodinâmica adicional no eixo traseiro.
A parte inferior do para-choques assemelha-se a um difusor aerodinâmico e está ladeado pelas saídas de escape com molduras cromadas. Igualmente cromadas são as entradas de ar à frente das rodas dianteiras. Uma nota ainda para o volante com parte inferior plana, os pedais com capas a imitar alumínio e o forro do tejadilho em cor preta.