Não deixe que a caspa lhe estrague a festa

Não deixe que a caspa lhe estrague a festa

Consumo

Não deixe que a caspa lhe estrague a festa

A caspa pode ser um grande desconforto e constrangimento. Para além disso é um indício de problemas sérios no couro cabeludo. Vejamos algumas dicas de como acabar com esta patologia.

Artigo de Francisco Correia

28-07-2017

Dermatite seborreica é o nome técnico utilizado por especialistas para abordar a caspa. Ocorre no couro cabeludo e os principais sintomas são comichão na cabeça e criação de partículas indesejadas no seu cabelo que, frequentemente, caem para os ombros. Tenha muita atenção quando utiliza roupa negra pois a caspa que lhe cai sobre aos ombros pode causar momentos desagradáveis.

Apesar de desconfortável, caspa não significa falta de higiene pessoal.

A caspa surge devido ao facto do couro cabeludo escamar. Isto acontece pois há uma renovação das células mortas que, em muitos casos, pode ser muito lenta. Nesse processo, as camadas de pele (e em casos mais graves crostas) vão surgir no cabelo – daí a perceção de pó na zona.

Caspa – O que deve evitar

Usar as unhas para lavar o couro cabeludo. Ao fazer isso, o couro cabeludo ficará mais escamado e a oleosidade vai aumentar. Opte pela ponta dos dedos.

Lavar o couro cabeludo com água quente. O couro cabeludo em contato com temperaturas elevadas fará com que este seque ainda mais e faça aumentar a oleosidade.

Usar shampoos, condicionadores, cremes e outros artigos ‘anti caspa’. Todos os químicos e compostos desses produtos fomentam a produção de óleo no couro cabeludo. Deixe esses produtos de lado.

Stress. Ao estimular negativamente o seu sistema nervoso, as células do couro cabeludo vão-se dividir em camadas mais pequenas, o que aumenta a produção de caspa.

Lavar o cabelo em excesso. Alterne os dias para lavar o cabelo. Limpeza em grande quantidade aumenta demasiado a produção de óleo no couro cabeludo.

Hormonas alteradas. No caso dos jovens, produção de caspa pode estar relacionada com o desenvolvimento hormonal.

Prender o cabelo ainda molhado. Vai tomar banho e lava o cabelo antes de dormir. Não faça isso. A caspa aumenta se o couro cabeludo estiver abafado.

 

Veja também:



Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Francisco Correia

28-07-2017



RELACIONADOS