Recuando até aos anos 70 do século passado olhamos para o Maserati Merak como o supercarro. Aquele que tinha o poder de competir como modelos como o Ferrari 308, GT 4 e o Lamborghini Urraco, deixando os clientes mais exigentes indecisos na hora de comprar um bólide a que nem todos têm acesso. Dodi Al-Fayed, o bilionário que foi namorado de Diana de Gales e que morreu ao lado da princesa num fatídico acidente automóvel num tunel de Paris, foi um dos clientes que não hesitou. E avançou de imediato para a compra do modelo que vai agora a leilão.
As 781 unidades de Maserati Merak 3000 foram construídas entre 1972 e 1983. Este é o número 352, sendo que só existem cinco pintados com esta rara cor. Sabe-se também que foi construído na fábrica da Maserati, em Itália. É de 1973 e em 1980 foi transportado para Londres, onde Dodi Al-Fayed mantinha a sua coleção de carros. Sem qualquer restauro, percorreu apenas 17 mil quilómetros. Os volumes de produção do carro eram muito pequenos e visavam compradores muito específicos. As pequenas quantidades de materiais produzidos, a construção especial e de alta qualidade faziam com que fossem muito caros.
“Este Maserati Merak 3000 de 1973 obteve tudo o que precisa para se tornar num dos melhores carros do mercado”
O terceiro proprietário decidiu vender o Maserati Merak 3000. Até 13 de agosto podem ser feitas licitações na Catawiki, um site de leilões na Internet. No momento em que o texto foi escrito a licitação mais alta era de 99.999 euros. Valor que poderá subir mais. “Este Maserati Merak 3000 de 1973 obteve tudo o que precisa para se tornar num dos melhores carros do mercado. É um Maserati Merak, com uma cor rara, e de uma edição muito limitada com uma baixa quilometragem. O valor adicional do carro está relacionado com a sua história “real”, tornando-se assim num verdadeiro objeto de desejo para colecionadores e entusiastas”, diz Michael Footitt, especialista da Catawiki em carros clássicos.
Percorre a galeria e vê o Maserati Merak 3000 em pormenor. E talvez fiques com vontade de fazer contas ao dinheiro para comprar este raro bólide de luxo.
Vê também: