Apesar de o dia oficial para o início da entrega da declaração do IRS referente aos rendimentos de 2024 ser 1 de abril, já é possível submeter a declaração. Ainda assim, a recomendação é a de que não entregue já a declaração. Nem mesmo nos primeiros dias de abril. O ideal é deixar passar algum tempo de modo a perceber se existem erros e falhas no sistema que necessitem de correção. De salientar que pode entregar a declaração até ao final de junho. O que pode fazer é preencher a declaração normalmente, acedendo ao site das Autoridade Tributária e Aduaneira, e no final optar por simular em vez de entregar. Assim, ficará a saber se terá direito a reembolso ou se terá de pagar.
Leia ainda: Estes são os novos campos a preencher na declaração deste ano
Naked, o espelho inteligente que todos os atletas vão querer
Se costuma receber reembolso é bom que se prepare para receber um valor consideravelmente mais baixo do que no ano passado. É que no ano anterior recebeu um salário líquido mais elevado em vários momentos. Em 2024, as taxas de IRS foram reduzidas duas vezes. Com o Orçamento do Estado e com uma nova lei aprovada a meio ano.
IRS mais baixo em 2024
De modo a compensar os descontos a mais que tinham sido efetuados no início do ano anterior, diversos trabalhadores e pensionistas não pagaram IRS em setembro e outubro. Ou pagaram um calor substancialmente mais reduzido. O que se traduz num menor valor retido ao longo do ano. E isto faz com que o reembolso seja provavelmente mais baixo do que o anterior. Podendo mesmo haver casos de contribuintes com imposto a pagar. Com a simulação poderá saber qual o cenário que se aplica ao seu caso.
Fotos: Shutterstock