Olá iOS 13, adeus iTunes e a importância da saúde entre as novidades da Apple

Olá iOS 13, adeus iTunes e a importância da saúde entre as novidades da Apple

Consumo

Olá iOS 13, adeus iTunes e a importância da saúde entre as novidades da Apple

Marca da maça dá a conhecer as novidades e o destaque vai para a importância dedicada à saúde das pessoas

Artigo de Bruno Seruca

04-06-2019

Chegou o momento que os consumidores da Apple tanto apreciam. Falamos da altura em que a marca apresenta as novidades para o futuro. E a primeira a ser dada a conhecer é do agrado de todos. Tim Cook, o presidente executivo da Apple, apresentou o iOS 13. Com o novo sistema operativo as aplicações vão ocupar até menos 50% de memória, sendo ainda duas vezes mais rápidas. Realce ainda para a chegada do “dark mode”, que passa a escurecer o sistema de modo geral e não isoladamente, com recurso a algumas aplicações.

Junte-se a nós no Instagram

Outra das novidades está relacionada com a aplicação de mensagens, que passará a contar com o modo “deslizar” no teclado, algo que irá ajudar numa escrita mais rápida. O novo sistema operativo da Apple deverá chegar em setembro, momento em que serão conhecidas as novas versões do iPhone. O iOS 13 só estará disponível a partir do iPhone 6s, 6s Plus e SE, ainda que estes três modelos tenham algumas limitações.

Ipad e Apple Watch com novos sistemas operativos

Já os tablets da marca vão passar a contar com um sistema operativo próprio. Trata-se do iPadOS, que estará adaptado à dimensão do iPad- Existirá uma nova disposição dos ícones no ecrã. Realce ainda para a introdução de funcionalidades que aproximam o aparelho dos computadores portáteis. Como é o caso da possibilidade de ligação a uma disco externo ou mesmo a ligação de um rato. Esta novidade não estará disponível para os modelos iPad Air, Mini2 e iPad Mini 3.

Leia ainda: Os 10 smartphones que emitem menos radiação

O Apple Watch também não foi esquecido. O watchOS ganha nova versão, com novas aplicações. Como é o caso de áudio livros ou o registo de notas com recurso à voz do utilizador. Já o watchOS 6 vai passar a contar com uma loja de aplicações própria, sendo possível descarregar aplicações sem ser necessário um iPhone. Será ainda possível pesquisar aplicações com recurso à Siri. Fica ainda a promessa de melhorar a aplicação Apple Maps.

Mac Pro com novo design

Apesar de o foco da conferência estar no software, foi ainda dado a conhecer o Mac Pro, um computador para profissionais. Ao novo design somam-se as especificações de topo, com processador Intel Xeon de última geração e memória interna que pode chegar aos 1,5 terabytes. O novo computador da Apple permite editar, em simultâneo, vários vídeos em 8K. O preço é que não é para todos: 5300 euros. A marca também apresentou o novo monitor 6K de 32 polegadas. Trata-se do Pro Display XDR. Este oferece uma resolução de 6,016 x 3,384 com 20 milhões de píxeis, emitindo 40% mais luz que o antecessor. Quanto ao preço, custará 4500 euros.

Adeus iTunes

Outras das novidades é um adeus. O iTunes, apresentado pela primeira vez por Steve Jobs em janeiro de 2001, veio transformar a indústria musical, devido à facilidade com que se comprava música. Com o passar dos anos foi perdendo fãs e o seu final é visto como desejável por muitos. Para já, o adeus acontece apenas no Mac (no Windows continua a funcionar) porque o iTunes permite fazer backup dos dispositivos móveis da Apple.

Saúde das pessoas é uma prioridade para a Apple

Tim Cook defendeu ainda que a maior contribuição que a Apple pode dar à humanidade é melhorar a saúde das pessoas. E foi a pensar nesta ideia que se criou uma nova ferramenta, o Cycle Tracking. Esta ajuda as mulheres a acompanhar os ciclos menstruais. Chega ainda a Noise, uma app que alerta o utilizador para um ambiente com ruído excessivo, algo prejudicial para a audição. A estas junta-se uma terceira aplicação, que irá permitir aos utilizadores perceberem se estão mais ou menos ativos do que no passado.

Fotos: DR

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

04-06-2019



RELACIONADOS