Inteligência artificial bate melhores jogadores de póquer do mundo

Inteligência artificial bate melhores jogadores de póquer do mundo

Consumo

Inteligência artificial bate melhores jogadores de póquer do mundo

Programa de inteligência artificial criado pelo Facebook e uma universidade norte-americana venceu alguns dos melhores jogadores de póquer do mundo.

Artigo de Equipa Paraeles

12-07-2019

A inteligência artificial continua a surpreender. Desta vez, foi um programa, criado numa parceria entre o Facebook e a Universidade Carnegie Mellon, que venceu alguns dos melhores jogadores de póquer do mundo. Darren Elias, que detém o recorde de mais títulos do World Poker Tour, foi uma das vítimas do programa Pluribus.

Leia também: Nintendo Switch Lite é finalmente apresentada

O mais surpreendente acabou por ser a vitória do Pluribus numa mesa de seis jogadores. Na mesa estavam cinco profissionais que contam com ganhos superiores a um milhão de euros ao longo da carreira. Currículo que pouco contou na altura de competir contra a inteligência artificial criada nos laboratórios do Facebook.

“Jogar um jogo de seis jogadores ao contrário de um frente a frente exige mudanças fundamentais na forma como a IA desenvolve a estratégia de jogo”, disse Noam Brown, cientista e investigador do Facebook, num artigo publicado pela revista Science. “Estamos encantados com o seu desempenho e acreditamos que algumas das estratégias de jogo do Pluribus podem mesmo mudar a forma como os profissionais jogam o póquer”.

Veja uma das mãos jogadas pela inteligência artificial:

Conquistas estendem-se também ao xadrez

Esta não é a primeira conquista da inteligência artificial em jogos do género. O xadrez, por exemplo, foi um dos jogos em que a inteligência artificial foi testada com sucesso. Apesar disso, a vitória no póquer consegue ser mais saborosa. No xadrez, a máquina tem todas as peças no tabuleiros à sua disposição. O mesmo não acontece no póquer, já que, além de não conhecer as cartas dos adversários, tem ainda que contar com possíveis “bluffs”.

Leia ainda: Sony quer lançar smartphone dobrável ainda em 2019

Para que o seu jogo não se torne previsível – apostar sempre quando tem boas cartas – o Pluribus calcula uma estratégia equilibrada tendo em conta todas as possibilidades. Ao mesmo tempo, como um verdadeiro jogador de póquer, vai analisando ao pormenor as ações dos seus adversários.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

12-07-2019



RELACIONADOS