O seu grupo no WhatsApp pode aparecer nas pesquisas do Google

O seu grupo no WhatsApp pode aparecer nas pesquisas do Google

Consumo

O seu grupo no WhatsApp pode aparecer nas pesquisas do Google

Cuidado com as conversas que tem no WhatsApp porque os seus grupos privados podem surgir nas pesquisas dos motores de busca.

Artigo de Equipa Paraeles

27-02-2020

Afinal, os grupos no WhatsApp podem não ser assim tão secretos como à partida deviam ser ou esperaríamos que fossem. Um pequeno erro de configuração na aplicação faz com que os grupos possam surgir em pesquisas feitas no Google. Quem lança o alerta é Jordan Wildon, da publicação alemã Deutsche Welle.

Leia ainda: Spotify vai ter finalmente recurso há muito pedido pelos utilizadores

Este jornalista descobriu que a funcionalidade de convidar alguém para se juntar a um grupo através de um link faz com que esse mesmo grupo fique exposto aos motores de busca. Jane Manchun Wong, uma popular programadora que costuma partilhar falhas de segurança no twitter, também reagiu à situação. Revelou que há mais de 470 mil resultados a aparecer nas pesquisas dos motores de busca.

Veja o vídeo:

A reação do Facebook à falha no WhatsApp

O Facebook, que detém o WhatsApp, já reagiu a esta falha de segurança detetada na sua aplicação. “Os administradores de grupos no WhatsApp podem convidar qualquer utilizador para fazer parte desse grupo compartilhando um link. Como todos os conteúdos compartilhados em canais públicos pesquisáveis, os links de convites publicados na Internet podem ser encontrados por outros utilizadores. Os links que os utilizadores desejam partilhar em particular com pessoas que conhecem e em quem confiam não devem ser publicados num site acessível ao público”, explicam, em declarações citadas pela publicação Vice.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

27-02-2020



RELACIONADOS