Sejamos sinceros, existem demasiados grupos de WhatsApp. É o da família. Ao qual se junta o do trabalho. Sem esquecer os de amigos, parceiros do futebol, padel e, no caso de quem tem filhos, de pais. Estes são apenas alguns exemplos e todos eles podem multiplicar-se dentro do mesmo tema. O que significa que podem existir vários momentos mais complicados dentro dos grupos. Sendo que também pode ser uma dor de cabeça a quantidade de notificações que recebe. Por isso, se não quer ficar à beira da loucura, fique a par das 6 dicas para sobreviver aos grupos de WhatsApp. Que são dadas a conhecer pelo Gizmodo.
Não perca: 6 dicas infalíveis para se destacar no LinkedIn e atrair as oportunidades certas
Será este o slow motion mais famoso de sempre?
1 – O que escrever em cada grupo?
Deverá pensar sempre se aquilo que irá partilhar é demasiado pessoal e íntimo. O ideal, recomenda o site, é que opte por partilhas que sejam mais abrangentes para as pessoas do grupo. Não optar por temas polémicos, que levem a discussões, é igualmente uma boa ideia.
2 – Seja ponderado antes de responder
Os grupos são muitos, as mensagens às dezenas ou centenas e até poderá estar num dia mau. Por isso, não responda a quente pois é algo que poderá levar a discussões. Leia as mensagens antes de responder e, caso seja a melhor opção, dê uma resposta direta a determinada mensagem.
3 – O que fazer se for administrador dos grupos?
Isto aplica-se, em especial, aqueles grupos de amigos onde todos acham que é boa ideia acrescentar mais alguém que até nem conhece quase ninguém do grupo. Assim, não deixe o grupo aberto e ative as permissões de adesão. O que faz com que exista um processo de seleção para quem entra no grupo.
4 – Silêncio é uma opção a ter em mente
Em grupos grandes e muitos ativos, com vários momentos de tensão, o silêncio pode ser uma excelente opção. Ou seja, silencia a conversa e não estará constantemente a ser inundado com notificações.
5 – É à vontade, mas não é à vontadinha
É verdade que estamos perante um mero grupo de WhatsApp. Ainda assim, não vale tudo. E aquilo que deverá ter em mente é que nem todas as horas são boas para enviar mensagens. Os horários dos membros da conversa podem ser diferentes e haverá quem tenha notificações com som. Por isso, evite horas impróprias para o envio de mensagens.
6 – Sair do grupo caso não existam mais opções
Este último ponto diz respeito a um tema quase tabu. Pois nem todas as pessoas falam sobre saídas de grupos de WhatsApp, quase como se fosse contra a lei fazê-lo. Mas tenha sempre como prioridade a saúde mental. Se o grupo é problemático, se as discussões são constantes e se não se sente bem com o mesmo, não tenha problemas em abandonar o grupo.
Fotos: Shutterstock