Google toma posição sobre ferramentas de tracking após o fim dos cookies

Google toma posição sobre ferramentas de tracking após o fim dos cookies

Consumo

Google toma posição sobre ferramentas de tracking após o fim dos cookies

72% das pessoas sentem que quase tudo o que fazem online está a ser monitorizado por anunciantes, empresas de tecnologia ou outras empresas.

Artigo de Equipa Paraeles

06-03-2021

Tem se falado muito disto ultimamente. 72% das pessoas sentem que quase tudo o que fazem online está a ser monitorizado por anunciantes, empresas de tecnologia ou outras empresas. E 81% dizem que os riscos potenciais que enfrentam devido aos dados recolhidos superam os benefícios. Isto segundo o estudo da Pew Research Center. Se a publicidade digital não evoluir para responder às crescentes preocupações das pessoas com a sua privacidade e como a sua identidade pessoal está a ser usada, coloca-se em risco o futuro da web gratuita e aberta. A Google toma posição sobre ferramentas de tracking após o fim dos cookies.

Leia ainda: WhatsApp vai “punir” quem não aceitar novas regras

Google não irá usar outras ferramentas de tracking após o fim dos cookies

Foi por isso que, no ano passado, o Chrome anunciou a intenção de remover o suporte para cookies de terceiros. E a razão pela qual a Google está a trabalhar com a indústria de forma mais alargada no Privacy Sandbox. Isto para desenvolver inovações que protejam o anonimato. E, ao mesmo tempo, proporcionem resultados para anunciantes e publishers. Mesmo assim, a Google continua a ser questionada se irá juntar a outros na indústria de tecnologia de publicidade que planeiam substituir cookies de terceiros por identificadores alternativos ao nível do utilizador. “Hoje, tornamos explícito que, assim que os cookies de terceiros forem eliminados, não criaremos identificadores alternativos para monitorizar indivíduos enquanto navegam na web, nem os iremos usar nos nossos produtos”, diz a marca.

Não perca: Fuga de dados na Clubhouse coloca em perigo privacidade dos utilizadores

As pessoas não deveriam ter que aceitar ser rastreadas na web para ter os benefícios da publicidade relevante. E os anunciantes não precisam rastrear consumidores individuais na web para obter os benefícios do desempenho da publicidade digital. Avanços na agregação, na anonimização, processamento no dispositivo e outras tecnologias de preservação de privacidade oferecem um caminho claro para a substituição dos identificadores individuais.

Na verdade, os últimos testes de FLoC mostram uma maneira eficaz de remover os cookies de terceiros da equação da publicidade e, em vez disso, esconder indivíduos no meio de multidões de pessoas com interesses comuns. O Chrome pretende disponibilizar coortes baseados em FLoC para teste público por meio de ensaios de origem juntamente com o seu lançamento neste mês, e esperamos começar a testar coortes baseadas em FLoC com anunciantes no Google Ads no segundo trimestre. Isto aponta para um futuro onde não há necessidade de sacrificar a publicidade e a monetização relevantes para se oferecer uma experiência privada e segura.

Relacionamentos first-party são vitais

Desenvolver relacionamentos sólidos com os clientes foi sempre fundamental para as marcas construírem um negócio de sucesso, e isto torna-se ainda mais vital num mundo que dá prioridade à privacidade.  A Google vai continuar a suportar relacionamentos first-party nas nossas plataformas de anúncios para parceiros, nas quais eles têm conexões diretas com os seus próprios clientes. E iremos aprofundar o nosso suporte a soluções que se baseiam nestas relações diretas entre os consumidores e as marcas e publishers com os quais se relacionam.

Leia ainda: Pague transportes públicos e estacionamento através do Google Maps

Manter a Internet aberta e acessível a todos exige que todos façamos mais para proteger a privacidade – e isso significa não apenas o fim dos cookies de terceiros mas também de qualquer tecnologia usada para rastrear pessoas individuais enquanto navegam na web. “Continuamos comprometidos em preservar um ecossistema vibrante e aberto onde as pessoas podem aceder a uma ampla gama de conteúdo apoiado por anúncios com a confiança de que a sua privacidade e escolhas são respeitadas. Estamos ansiosos para trabalhar com outros na indústria no caminho a seguir”, refere a empresa.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

06-03-2021



RELACIONADOS