É o terceiro mês consecutivo em que a Google dá conta de que os smartphones Android estão a ser alvo de ataques. Algo que fica evidente no lançamento mensal relacionado com segurança que acaba por transformar-se num aviso de atualização de emergência. Sendo que desta vez existe uma implicação maior para aqueles que têm telemóveis Samsung e Pixel.
Leia ainda: WhatsApp com falha que está a assustar quem envia fotos sensíveis de visualização única
Diz a Google que existem indícios de que CVE-2024-53150 e CVE-2024-53197 podem estar a ser alvo de ataques. No primeiro caso estamos a falar de uma vulnerabilidade de memória dentro do kernel do Android. Que faz com que o aparelho fique exposto à extração de dados. A segunda reforça o risco associado à primeira. Tudo isto está a gerar grande apreensão numa altura em que existem muitas críticas ao facto de sistema operativo Android estar a ter atrasos nas atualizações.
Atraso no lançamento da One UI 7
Curiosamente, as atualizações de segurança são conhecidas no mesmo dia em que a Samsung começa a disponibilizar a atualização One UI 7/Android 15. De salientar que o desenvolvimentos da One UI 7 teve muitos contratempos ao longo dos últimos meses. Ainda assim, a Samsung tentou sempre finalizar o processo com a maior celeridade possível. Agora, a espera acabou.
Fotos: Shutterstock