5 dicas para evitar fraudes em compras online

5 dicas para evitar fraudes em compras online

Consumo

5 dicas para evitar fraudes em compras online

Existem cada vez mais pessoas a recorrer às compras online e com estas cinco dicas irá fazê-lo de forma mais segura, evitando fraudes.

Artigo de Bruno Seruca

07-04-2020

Numa altura de isolamento social, existe um número cada vez maior de pessoas que recorre às compras online. Por um lado, esta é a forma mais segura de comprar aquilo de que necessita. Até porque está a evitar o contacto com outras pessoas. Por outro lado, existe o risco de ser vítima de uma fraude. Algo que poderá ser uma verdadeira e gigantesca dor de cabeça. Para evitar os problemas, fique a par destas X dicas que vão ajudar a que faça compras online em segurança.

1 – Use apenas aplicações oficiais
Não recorra a um iPhone com jailbreak (permite usar aplicação não oficiais da Apple) nem faça download de aplicações fora da Play Store em aparelhos com Android. Use apenas aplicações oficiais.

Junte-se a nós no Instagram

 

Ver esta publicação no Instagram

 

A importância de lavar as patas do cão depois de ir à rua. Saiba tudo em www.paraeles.pt #paraeles #lifestyle #covid19 #coronavirus #higiene #pets #dogs

Uma publicação partilhada por ParaEles (@paraelesofficial) a

2 – Verifique a veracidade do site
Se estiver a usar o computador, certifique-se de que está no site oficial da loja desejada. Muitos fraudes partem de ofertas falsas em sites falsos. E estas chegam mesmo a aparecer como publicações patrocinadas nas redes sociais. Se recorrer ao computador, é importante que use as atualizações automáticas do antivírus.

3 – Tenha atenção ao preço de transporte
O valor do frete numa oferta mais barata pode fazer com que fique mais cara do que outras. Tenha sempre este valor em atenção.

Leia ainda: Pandemia de coronavírus faz disparar vendas de marijuana e bebidas alcoólicas

4 – Utilize um cartão virtual
Diversos bancos possibilitam que crie um cartão virtual. Com este terá acesso a um número de cartão específico para compras online. É uma opção mais segura, sendo fácil de cancelar sem que comprometa o seu cartão físico. Fica mais protegido de sites falsos e de acesso a dados.

5 – Nunca se esqueça de que é um intermediário de pagamento
Diversos serviços permitem que registe o seu cartão de crédito. Desta forma, poderá utilizá-lo em diversas lojas, sem que tenha de partilhar informações de pagamento com as várias lojas. Sendo que esse serviço é também uma proteção para si. Mas não baixe a guarda. Mantenha-se atento aos emails falsos e, preferencialmente, ative a autenticação de dois fatores no serviço de pagamento.

Fotos: Negative Space/Pexels

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

07-04-2020



RELACIONADOS