Estudo levado a cabo pela Check Poin vem dar a conhecer o malware encontrado em diversos ataques a smartphones Android. Para começar, destacamos que a maior parte das vítimas possui aparelhos Samsung. Seguindo-se os modelos da Xiaomi, Vivo e Huawei na lista dos preferidos para os ataques. Quanto à ferramenta utilizada, dá pelo nome de Rafel RAT.
Leia ainda: Usa regularmente o MB Way? Aplicação tem excelentes novidades
Trata-se de uma ferramenta de administração remota de código aberto. Que está a ser utilizada pelos piratas informáticos para coisas como espionagem e extorsão de dinheiro. Este é um malware bastante eficaz e que possibilita acesso remoto, vigilância, exfiltração de dados e persistência em aparelhos Android. Estados Unidos da América, China e Indonésia são os países onde ocorrem mais ataques. Sendo que os aparelhos da Samsung tendem a ser os telemóveis mais atacados.
Verões Android não suportadas
De acordo com o relatório, o Rafel RAT é operacional em diversas versões do Android, com especial destaque para o Android 11. Seguindo-se as versões 8 e 5 do sistema operativo. Ainda assim, de salientar que mais de 87% das vítimas tinha instaladas versões Android não suportadas. Ou seja, que não recebem atualizações de segurança. É ainda realçado que existe um número alto de infeções do Windows XP.
Fotos: Shutterstock