É um dos domínios mais perigosos da Internet, está à venda e pode ser seu

É um dos domínios mais perigosos da Internet, está à venda e pode ser seu

Consumo

É um dos domínios mais perigosos da Internet, está à venda e pode ser seu

Apesar de aparentemente simples e inofensivo, é um dos domínios mais perigosos da Internet. Está à venda por um valor astronómico e pode ser seu.

Artigo de Bruno Seruca

13-02-2020

Nos dias que correm, e quando o tema são os perigos da Internet, muitos pensam imediatamente em coisas como dark web ou deep web. Aquilo que talvez passe despercebido a muitas pessoas é existem domínios banais, sem conteúdos preocupantes, que podem ser bastante perigosos. Um deles está à venda e pode ser seu. Mas vamos ter de recuar um pouco no tempo para que perceba tudo ao pormenor.

Na década de 1990 ainda não existia a febre da Internet. Ainda assim, Mike O’Connor decidiu começar a investir em domínios. Sendo que um deles foi o corp.com, que decidiu colocar à venda neste momento. E pelo qual pede qualquer coisa como 1,6 milhões de euros. Se estiver na disposição de gastar este dinheiro, poderá tentar comprar o domínio. Mas Mike O’Connor acredita que irá fazer negócio com a Microsoft, por questões técnicas.

Junte-se a nós no Instagram

Agora, é a vez de falarmos de Jeff Schmidt, um especialista de segurança do departamento de segurança interna dos Estados Unidos da América. Que foi o responsável pela realização de um estudo que culminou com Jeff a persuadir Mike para não vender o domínio. Por causa de uma configuração de redes corporativas, através do serviço Active Directory do Windows, o corp.com contou com mais de 375 mil visitas em apenas oito meses.

Leia ainda: Novo iPhone vai ter um preço consideravelmente mais baixo que os antecessores

Este elevado número de visitas aconteceu devido a um problema que tem o nome de namespace. Ou seja, os computadores recorrem a credenciais de acesso na Internet pública, acreditando estar na rede interna de uma qualquer empresa. E de acordo com o CanalTech, um servidor de email temporário recebeu, no curto espaço de uma hora, 12 milhões de mensagens. Com parte delas a conter informações confidenciais.

É por tudo isto que Mike O’Connor acredita que a Microsoft terá interesse em avançar para a compra do domínio. “Se alguém seguiu as recomendações da Microsoft ao estabelecer um active directory há alguns anos, tem um problema agora”, explica Jeff Schmidt. “O problema persistirá enquanto houver active directories chamados corp, isto é, para sempre. Na prática, se o corp.com cair nas mãos erradas, o impacto cairá sobre os clientes corporativos da Microsoft. Por outras palavras, são clientes que a Microsoft deveria proteger”, conclui o especialista.

Fotos: Impala

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

13-02-2020



RELACIONADOS