Do físico para o digital: por onde iniciar a transformação do seu negócio

Do físico para o digital: por onde iniciar a transformação do seu negócio

Consumo

Do físico para o digital: por onde iniciar a transformação do seu negócio

O admirável mundo novo digital está a assumir-se como a boia de salvação de muitos negócios ao longo desta interminável pandemia.

Artigo de Equipa Paraeles

30-03-2021

A um universo virtualmente inesgotável de potenciais clientes juntam-se uma série de ferramentas que fazem das vendas online um processo fácil, rápido e, quando bem gerido, pode trazer ganhos expressivos para o negócio, mas não acontece apenas com um estalar de dedos.

Há, porém, muitas questões a que se deve prestar atenção nesta transição do físico para o digital. Começa, desde logo, pela definição e registo de um domínio online e estende-se a coisas tão prosaicas quanto úteis como os meios de pagamento (necessariamente diferentes dos presentes em loja física) ou mais técnicas, mas de importância vital, como as estratégias de SEO e Marketing Digital. Para que a transição do físico para o digital seja tão fácil quanto um simples clique, fique connosco durantes as próximas linhas.

Guia para transformação digital do seu negócio

Adquirir um domínio

O nome de domínio é aquela palavra que serve como identificador do seu site na internet. Se a expressão que pretende usar no seu domínio já existir, tente colocar com ou sem hífen. Depois deste passo, só terá de registar o seu domínio.

Verifique no site DNS se o domínio está disponível e encontre entidades para fazer o registo através de uma rápida pesquisa no Google.

Escolher uma plataforma

Depois de selecionar e registar um domínio, o passo seguinte passa, inexoravelmente, por escolher um de três tipos de presença online do seu negócio. A saber:

a) Site institucional

Apesar de poder incluir produtos e serviços, esta solução não contempla, à partida, a possibilidade de venda online. Existem, no entanto, soluções de e-commerce que podem ser adquiridas à parte transformando o seu website num misto de site institucional e loja online.

Apesar do investimento inicial, um site próprio dá-lhe uma maior margem de manobra caso queira adaptá-lo de acordo com as necessidades da sua marca e do seu público.

b) Loja online

Este modelo já permite a venda de produtos e o pagamento online. Pode escolher desde lojas online gratuitas pré-formatadas (open-source) a lojas online profissionais. Estas últimas, como as Woocommerce, integradas no WordPress, facilitam o seu manuseamento mesmo após a criação.

Além disso, como são hospedadas em WordPress, a criação de novos conteúdos e otimizações necessárias são facilitadas, através de um back-office muito intuitivo e user-friendly.

c) Marketplace nas redes sociais

Redes sociais como o Facebook ou o Instagram disponibilizam Marketplaces onde pode anunciar e vender o que quiser sem investimentos iniciais.

Aqui, a plataforma já está montada, cabendo-lhe apenas vender os produtos que coloque na “montra virtual” e usufruir do grande tráfego, notoriedade e credibilidade destas plataformas em troca de uma comissão sobre cada venda que efetue.

Identidade visual e layout

Tal como num negócio físico, as janelas e os produtos devem estar organizados, as promoções em destaque e o espaço em si com um aspecto clean e sem “ruído visual”.

Portanto, optando por ter um website, alinhe os componentes: o cabeçalho (com o logo e o nome da sua marca), o menu (com as categorias e a barra de procura), a área de conteúdo (com banners, além dos lançamentos e das promoções) e o rodapé (com informações extras sobre o negócio, como botões para redes sociais, FAQ etc).

Marketing digital e SEO

Já tem uma plataforma de e-commerce montada e uma identidade visual cativante, logo os visitantes irão invadir o seu site. Pensamento errado.

Para encontrar um lugar ao sol no competitivo meio online, não basta “abrir a porta virtual” e contabilizar os ganhos. Existem milhares de empresas e negócios como o seu com forte presença online.

Basta uma simples pesquisa no Google com as palavras que definem o seu negócio para obter resultados idênticos.

É aqui que entra o SEO e o marketing digital.

De modo a colocar o seu site nas preferências dos consumidores e surgir bem posicionado nos motores de pesquisa é importante não descurar uma estratégia de SEO.

Neste âmbito poderá sempre aconselhar-se junto de profissionais especializados que possam ajudar a guiar o seu negócio e saber exatamente qual o caminho a seguir no meio online.

A Unik SEO agência de SEO, lança as pequenas e médias empresas no trilho de uma presença online através ferramentas de SEO concebidas especificamente para PME’s.

Além de ajudar em todo o desenvolvimento e criação de sites para empresas, negócios e projetos, esta agência realiza auditorias personalizadas gratuitas no caso de empresas ou negócios que já tenham um site.

Basta para tal aceder ao site da agência de marketing digital e solicitar uma análise de SEO online grátis sem qualquer vínculo comercial.

Pagamentos E-Commerce

Existem duas soluções de pagamentos online: os intermediadores e as gateways.

Intermediadores: na prática, estes intermediadores (Paypal, por exemplo) são um sistema que se preocupa em fazer a ponte com as instituições financeiras, garantir a segurança dos dados dos clientes e atestar que os valores dos recebimentos sejam repassados ao vendedor do produto ou prestador do serviço.

Gateway de pagamento: ao contrário do intermediador, é um pouco mais complexo e requer um investimento inicial. No entanto, a longo prazo, esta torna-se uma solução mais vantajosa para os seus clientes uma vez que a compra é realizada no seu website. Devido à simplicidade do processo de pagamento, o número de vendas tende a subir.

Nesta opção, será necessário solicitar uma solução a uma empresa de pagamentos online para poder implementar no seu website.

Envio e Entregas

Apesar de ser o último elo na cadeia de compra, as entregas requerem muita atenção da sua parte. Por norma, quem vende online coloca na mão dos CTT ou de transportadoras a tarefa de entregar os produtos no domicílio dos clientes.

Especifique no seu site e redes sociais se cobra ou não custos de envio, de que modo a encomenda será entregue e o prazo (não prometa prazos que não poderá cumprir).

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Artigo de
Equipa Paraeles

30-03-2021



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