4 dicas para tornar o computador mais rápido

4 dicas para tornar o computador mais rápido

Consumo

4 dicas para tornar o computador mais rápido

Computador lentos é um mal comum da sociedade atual. Como viver com os problemas não deve ser uma solução, devemos aprender a combatê-los. A lentidão do PC pode e deve ser remediada e o paraeles ensina como.

Artigo de Hugo Mesquita

16-03-2018

Uma dor de cabeça partilhada por muitos é a lentidão dos computadores. Uma simples pesquisa no Google torna-se numa aventura demasiado longa e exasperante. Muitas vezes o problema pode ser da qualidade da ligação da Internet, mas não são poucas as vezes em que o problema está no nosso computador. Existem várias formas de aliviar a lentidão e, consequentemente, tornar o nosso PC mais rápido. O paraeles reuniu algumas:

Ficheiros desnecessários. Um dos primeiros passos a seguir quando notamos que o nosso computador está lento é limpar a nossa reciclagem. Muitas vezes limitamo-nos a colocar os ficheiros que já não utilizamos na pasta da reciclagem, mas isso não é suficiente. A pasta vai acumulando ficheiros e o sistema vai automaticamente ficar mais lento. Também é importante realizar uma limpeza dos ficheiros temporários. É muito fácil: deves carregar no botão do Windows, ir a pesquisar, escrever limpeza do disco, carregas e depois só precisas de selecionar os ficheiros que pretendes eliminar.

Programas que iniciam no arranque do PC. Já deves ter reparado que existem alguns programas que iniciam em conjunto com o Windows. Deves evitar essa opção, porque isso torna não só o arranque mais lento como também o próprio computador. Ter vários programas abertos, ainda que em segundo plano, faz com que a memória disponível seja menor. O passo que deves seguir para gerir este problema é simples: clica ao mesmo tempo as teclas Ctrl + Shift + Esc e abre o gestor de tarefas. Clica em Processos, e na lista de programas que aparecer, clica no que queres desligar e em seguida em Terminar Processo.

Desinstalar software. Outro passo simples e também bastante eficaz. Um dos maior erros dos utilizadores é deixar acumular programas que não utilizam mais. Com o acumular, acaba por ser difícil distinguir os programas que utilizamos daqueles que não precisamos, mas é por aí que devemos começar. Quando desinstalas um programa certifica-te que selecionas a opção de apagar todo o registo do software.

Desfragmentar o disco. Mais um processo simples para o utilizador. Desfragmentar o disco é como se o computador juntasse os “cacos” que ficam espalhados pelos computador e depois os removesse. Mais uma vez, usamos o botão windows, pesquisar desfragmentador do disco «et voilá».

Se cumprir todos estes passos, o  PC ficará mais rápido. Se tal não acontecer, talvez deva começar a pensar numa possível reforma do seu «amigo».

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

16-03-2018



RELACIONADOS