Dicas para renovar a casa em altura de quarentena

Dicas para renovar a casa em altura de quarentena

Consumo

Dicas para renovar a casa em altura de quarentena

Para o ajudar a meter a mão na massa ou decorar com algum critério e, assim, tornar a sua quarentena menos aborrecida, compilamos algumas dicas sobre algumas renovações que pode empreender em sua casa.

Artigo de Equipa Paraeles

14-04-2020

Os dias passam e torna-se gradualmente mais difícil distinguir uns dos outros. O choque vai dando lugar à resignação de um confinamento sem data para acabar e o aborrecimento vai tomando conta de nós. Em menor grau para quem trabalha, em maior quando nada há a fazer, cada um à sua maneira tenta extrair a criatividade de dentro de si para que hoje não seja apenas a sucessão de ontem. E porque fazer aquilo a que em francês se chama o “tour de le proprietaire”, que em bom português é algo que se assemelha no espírito a perceber se está tudo bem com a sua casa.

Talvez se lembre de que está a dever uma boa pintura daquela parede da sala ou que as torneiras insistem em pingar para além daquilo que lhe mandam e isso faça despertar dentro de si a centelha adormecida de mestre-de-obras, ou decorador, e o faça meter a mão, literalmente, na massa. Para o ajudar a meter a mão na massa ou decorar com algum critério e, assim, tornar a sua quarentena menos aborrecida, compilamos algumas dicas sobre algumas renovações que pode empreender em sua casa nesta altura.

A cor

Pintar aquela(s) parede(s) que há muito aguardava uma nova cor ou, simplesmente, dar um ar mais fresco à sua habitação é uma boa forma de trabalhar na quarentena para o bem da sua casa. Se gosta de estar alinhado com as tendências em matéria de cor saiba que, para os especialistas, 2020 tem como tendências dominantes cores como o Neo Mint (nova menta, verde leve), o Purist Blue (azul mais puro e claro), o Cassis (mistura mais dramática de roxo e rosa), o Cantaloupe (alaranjado leitoso) e o Mellow Yellow (tonalidade de amarelo queimado).

Se quer cor, mas não quer tinta, pode conseguir o mesmo efeito ao aplicar almofadas que contrastem com o sofá ou colocando um tapete que complemente a decoração das paredes mais próximas. Com isto consegue trazer, não só mais aconchego como aquece o ambiente. Regra geral, as cores destacam-se mais quando contrastam com o fundo em que estão inseridas. Por exemplo, se você tem um sofá escuro opte por almofadas ou mantas com cores em tons claros.

Mobiliário

Resgatamos o Feng Shui. Seja na sua versão oficial ou na sua versão de autor, mudar os móveis de lugar, reciclar peças antigas ou comprar um novo mobiliário pode dar uma nova vida ao interior de sua casa. Caso a ideia seja esquecer as mudanças de lugar e trocar todo o mobiliário, optar por móveis mais minimalistas faz o interior da sua casa ganhar espaço para “respirar” e ajuda-o na hora de limpar o pó. Dentro desta corrente estética, e com uma simples navegação na internet, pode encontrar lojas online nacionais como a Loja Viva onde se deparará, por exemplo, com o minimalismo romântico das mesas de jantar Malang ou, se o vintage é mais a sua praia, as confortáveis poltronas Corvette. Tudo com entrega ao domicílio.

Faça-se luz

A iluminação influencia diretamente as sensações de quem habita uma casa. Caso queira um ambiente mais claro, ou com pontos de luz que dêem destaque a certos espaços, irá necessitar de luminárias específicas. As grandes tendências para 2020 continuam a ser luminárias de luz branca com design minimalista, sofisticado e geométrico. Se o objetivo é evitar grandes obras ou furos na parede, um simples abajur de mesa ou uma luminária de chão fazem toda a diferença. Para uma iluminação mais calma e aconchegante, opte por lâmpadas de luz amarela.

Puxadores

Se está cansado de ficar com o puxador na mão e a porta continuar fechada, porque não aproveitar a quarentena para arranjar ou trocar todos os puxadores das suas portas e armários? Sem ser necessário ser um grande expert na matéria, poderá dar um novo look aos armários da cozinha, ou a móveis comuns, de forma acessível e rápida. Existem locais que vendem puxadores muito interessantes e não muito dispendiosos no mercado. Podem substituir os puxadores de madeira ou de plástico, por uns de porcelana, inox, vintage, etc.

Torneiras

Se as torneiras perdem mais água quando estão fechadas do que somadas as vezes em que as abre, isso significa que é altura de as trocar por umas novas. Esta medida dará ao banheiro e à cozinha uma lufada de ar fresco.

Velhos azulejos com vida nova

Com o tempo, as juntas que unem os azulejos vão ficando mais escuras, e algumas com bolor. Compre massa para restaurar estas juntas (é algo bastante acessível à venda em qualquer grande superfície) e aplique. Parecerá que colocou novos azulejos sem de facto o ter feito. No caso de não ser necessário aplicar massa, pode conseguir um efeito semelhante se os limpar. Pode parecer ridículo, mas é fácil não reparar nas pequenas manchas que vão surgindo entre os azulejos até que elas se tornem “grandes demais”.

Lambris (painel) na parede

Recordam-se das casas antigas que tinham uns elegantes e intrincados detalhes inferiores em gesso ou madeira a decorar as paredes? Pois é, um lambril pré-feito faz exatamente o mesmo efeito, a um custo muito inferior. Para se ter uma ideia, um lambril de lâminas verticais em PVC custa à volta de 13 euros por cada 2,70 m2, enquanto um equivalente em madeira de pinho se cifra em média nos 25 euros.

Ideais para esconder cabos, isolar a parede da humidade, esconder danos na parede ou apenas como elemento decorativo, os lambris são fáceis e rápidos de aplicar e transformam drasticamente o espaço onde os aplica. Apenas necessita de comprar um lambril com as medidas que se adequem à sua necessidade e colá-los ou prega-los de modo a afixá-los à parede e a tarefa está concluída.

Um chão mais acolhedor

Um chão de madeira é muito mais acolhedor do que um chão de azulejo. Aproveite a quarentena para substituir o chão da casa que está em azulejo, por um soalho flutuante. Esta opção é muito económica, pois existe soalho flutuante a preços muito acessíveis. Não se esqueça de comprar rodapés da junção das portas e paredes para fazer os remates finais necessários. Alcatifax ou Jular são apenas alguns dos exemplos de empresas que fornecem estes serviços e que são facilmente encontradas numa rápida pesquisa na internet.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

14-04-2020



RELACIONADOS