Começou por ser algo estranho para muitas pessoas, mas há muito que existe um fenómeno crescente de popularidade dos uísques japoneses. Longe vão os tempos em que apenas eram consumidas bebidas escocesas e irlandesas. Ainda assim, as apostas japonesas estão a ser consumidas por um grupo restrito de apreciadores de uísque. O que não impede que sejam ideais para brindar ao Dia Mundial do Uísque.
Falar de uísque japonês obriga a falar do escocês. Isto porque são feitos e destilados seguindo a tradição que se destaca na Escócia. Masataka Taketsuru, um químico japonês, decidiu estudar a produção de uísque nesse país europeu. O estudo aconteceu em 1918 e Masataka Taketsuru levou a sabedoria até à empresa de bebidas Suntory para criar a destilaria Yamazaki. Anos mais tarde, acabou por fundar outra grande produtora de uísque japonês, a Nikka.
Junte-se a nós no Instagram
Talvez assim já não estranhe tanto o sucesso das criações japonesas. Apesar de ter sido popular a nível caseiro numa fase inicial, acabou por começar a ser exportado em 2000. E pouco tempo depois começou a ganhar prémios internacionais e a ser bastante popular. O sucesso, a elevada procura e a pouca oferta fizeram com que estas bebidas passassem a ser vistas como algo misterioso e bastante desejado.
Por isso, se é fã desta bebida, vamos dar-lhe a conhecer 5 uísques japoneses que não podem faltar na sua coleção e que são ideais para festejar o Dia Mundial do Uísque, que se assinala a 16 de maio. Um deles, que foi considerado o melhor do mundo no ano passado, tem um preço acessível. Já outros obrigam a que abra os cordões à bolsa.
Percorra a galeria e conheça 5 uísques japoneses bastante populares.
Fotos: DR