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Desportivo e familiar com… 510 cv!

Consumo

Desportivo e familiar com… 510 cv!

Agarre-se bem. O novo Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio promete emoções fortes. O motor V6 biturbo, de 510 cavalos vai fazê-lo desfrutar de novas sensações.

Artigo de Equipa Paraeles

28-07-2017

Quem disse que um verdadeiro desportivo não pode ser igualmente um excelente automóvel familiar e conduzir-se à vontade na cidade? Quem o possa ter dito não experimentou ainda o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio!

O novo desportivo da marca italiana tem um motor V6 biturbo, que debita 510 cavalos às 6500 rotações por minuto e uma alma de competição que o leva a atingir 307 quilómetros por hora de velocidade máxima (confirmados por medições em radar da Brigada de Trânsito durante testes levados a cabo na Base da Ota), controlados por uma caixa automática de oito velocidades, que se revela eficaz em qualquer registo de condução e o leva a passar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. No modo Race, em que são desligadas todas as ajudas à condução, solta-se toda a raça da enorme manada de cavalos em cima do eixo traseiro e… é preciso ter mãozinhas para o segurar! Todavia, a adrenalina é mais do que garantida e deixa qualquer um colado ao banco.

Para uma condução normal, em estrada ou cidade, nada como a opção Dynamic, que possibilita uma condução suave em qualquer tipo de trânsito, seja para viajar com a família ou levar os miúdos à escola.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio: Consumo surpreendente

E, contrariamente ao que se podia pensar numa “bomba” destas, os consumos (na opção Dynamic) nem são nada por aí além, ficando-se pelos 8,5 litros de combustível por cada 100 quilómetros percorridos. Difícil é ceder à tentação de carregar um pouco mais no pedal do acelerador, e, aí, os consumos disparam para outros valores.

Em questão de segurança, está tudo de acordo com o que se esperaria num carro destes… e ainda mais: pinças de travões “gigantes”, assistência eletrónica à travagem, bancos com apoio lateral, airbags, sistema de Forward Collision Warning (FCW) com Autonomous Emergency Braking (AEB) incluindo função de deteção de peões, Lane Departure Warning (LDW), Cruise Control com limitador de velocidade, Blind Spot Monitoring (BSM) com deteção de obstáculos nos ângulos mortos e telecâmara traseira com grelha dinâmica e sensores de estacionamento incluídos no equipamento de série.

O coração deste automóvel de raça é o motor a gasolina 2.9 V6 biturbo com cilindros opostos a 90°, desenvolvido em estreita colaboração com a Ferrari. Construído inteiramente em alumínio, é extraordinariamente potente, apesar do reduzido peso.

Para além de todo o seu ar desportivo, mas discreto q.b., com uns “gigantes” pneumáticos 245/35R19 93Y è frente e 285/30ZR19 98Y atrás e um difusor traseiro especial que permite escoar com eficácia o fluxo de ar que passa sob a carroçaria, agarrando literalmente o carro à estrada, há um pequeno pormenor que faz toda a diferença e marca o carácter deste carro: o distintivo emblema com o trevo de quatro folhas verde, que assinala os modelos Quadrifoglio da Alfa Romeo. Quando Ugo Sivocci ganhou o Targa Florio em 1923, o seu trevo de quatro folhas atravessou a meta antes dele. Desde então, o Quadrifoglio tem acompanhado a Alfa Romeo nas suas mais lendárias vitórias: desde o P2 no Campeonato do Mundo de 1925 até ao Campeonato Mundial de Fórmula 1 com os ‘Alfetta’ 158 e 159 em 1950 e 1951, respetivamente. Por isso, qualquer modelo da marca que ostente este símbolo tem no seu interior alma de campeão. Não acredita? Atreva-se a descobri-lo com este Giulia…

Texto: Luís Peniche; Fotos: José Manuel Marques

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Artigo de
Equipa Paraeles

28-07-2017



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