Os óculos de sol deixaram de ser um acessório exclusivo do verão. As marcas apostam em diferentes modelos ao longo do ano e os óculos de sol já se transformaram num acessório imprescindível para o homem moderno. Se tem dúvidas em relação ao modelo que quer usar, especialmente sobre aquele que mais o favorece, existem algumas dicas que tem de ter com conta. E o primeiro passo é perceber que tipo de rosto tem. Porque as caras não são todas iguais e os óculos que ficam bem a outras pessoas podem não ser os melhores para si. Por mais que goste do modelo em questão. Por isso, fique a conhecer qual o tipo de rosto que tem. E nesta imagem pode descobrir os seis tipos de rostos masculinos.
Leia ainda: Este simples truque garante bateria “ilimitada” para o smartphone
Apesar de existirem seis tipos de rosto, poderá ter dificuldade em encontrar o seu. Até porque certas caras acabam por ter linhas que fazem com que a pessoa não perceba claramente a categoria a que pertence. O que não é um drama! Basta que parta do princípio de que os óculos de sol devem viver em perfeita harmonia com os traços do rosto. Parte sempre do equilíbrio, uma regra que praticamente se aplica a tudo o que diz respeito ao visual masculino. Se tem dúvidas em relação ao tamanho, lembre-se de que os óculos não devem ocultar as expressões faciais, deixando que se veja um pouco das sobrancelhas. Estas são as regras básicas. Agora, vamos aprofundar cada tipo de rosto.
Redondo
Como o nome indica, trata-se de um rosto que se define pelo formato circular. Não existem traços angulares que sejam dignos de realce. Não há delimitação na testa, maxilar e queixo. Além disso, as medidas de largura e altura são semelhantes. Neste caso, a melhor opção são modelos com ângulos mais retos. Modelos arredondados não são uma boa opção, porque irá dar um destaque ainda maior ao formato do rosto.
Oval
Este tipo de rosto acaba por ser semelhante ao anterior. Com um detalhe que acaba por fazer uma grande diferença. Trata-se de um rosto mais alongado na altura, o que resulta num queixo mais bicudo. O que faz com que seja visto como o rosto perfeito para todos os tipos de óculos. Os homens que têm este tipo de rosto não precisam de se preocupar com modelos. Basicamente, é dar importância a outros detalhes.
Quadrado
Se tem um rosto quadrado, não terá dificuldade em reconhecer isso mesmo. A largura e altura acabam por ser os mesmos e os traços angulares estão bem evidentes. O que faz com que uma boa opção sejam os modelos arredondados. Algo que não deve ser confundido com óculos redondos. Basicamente, é apostar em modelos que não tenham armações muito retas. Armações mais finas são igualmente um detalhe a ter em conta.
Triângulo e coração
Se tem um rosto triangular, ele pode ser um triângulo normal, em que a testa é estreita e o maxilar forte, ou triângulo invertido, em que acontece o oposto e que é conhecido como coração. Tanto um como outro se destacam por linhas angulares. Escolher modelos arredondados é uma aposta segura.
Retângulo
As caraterísticas acabam por ser semelhantes às do quadrado. A diferença está na altura que é superior à largura, criando o aspeto de um retângulo. Porém, a sugestão acaba por ser a mesma que se aplica ao rosto quadrado.