Já pode desbloquear o iPhone com reconhecimento facial enquanto usa máscara

Já pode desbloquear o iPhone com reconhecimento facial enquanto usa máscara

Consumo

Já pode desbloquear o iPhone com reconhecimento facial enquanto usa máscara

Uma das grandes novidades do iOS 14.5 passa pelo desbloqueio do iPhone com reconhecimento facial enquanto usa máscara.

Artigo de Bruno Seruca

27-04-2021

Já está disponível a nova versão do sistema operativo da Apple. Trata-se do iOS 14.5 e existem muitas novidades para conhecer. A principal está relacionada com os tempos de pandemia mundial devido ao novo coronavírus. A partir de agora já poderá desbloquear o iPhone através do reconhecimento facial enquanto estiver a usar máscara de proteção individual.

Convém salientar que esta novidade não está ao alcance de todos os utilizadores. É obrigatório que também tenha um Apple Watch para tirar partido desta novidade. A justificação é a de que só assim é que o sistema pode confirmar que é o utilizador que está por perto, a tentar aceder ao smartphone. Esta é a razão apontada pela Apple. Mas existem mais novidades para descobrir.

Leia ainda: Saiba como se proteger de ataques de malware no Telegram

Um dos fatores novos está relacionado com privacidade e tem dado que falar. Agora, as aplicações que desejem acompanhar o comportamento dos utilizadores terão, obrigatoriamente, de pedir uma autorização explícita para que isso aconteça. Até então, era uma definição que vinha de fábrica. Estima-se que muitas pessoas passem a optar por não autorizar esta vigilância. Algo que, por exemplo, tem sido muito criticado pelo Facebook. A Apple também já ameaçou banir da App Store qualquer aplicação que opte por contornar esta novidade.

Uma das novidades está a causar polémica

Existem também novidades na aplicação Podcasts. A Apple já tinha dado a conhecer a intenção de suportar as subscrições pagas de podcasts. Algo que levou a uma reformulação da aplicação. Passará a existir uma estrutura de canais, sendo que as assinaturas podem dar acesso a episódios exclusivos ou lançados de forma antecipada.

Por sua vez, a aplicação Encontrar passa a contar com a área Itens. Será nesta que poderá ficar a saber onde estão as chaves de casa, por exemplo. Isto caso tenha adquirido um, ou mais, AirTags. Que são os porta-chaves com localizador que a Apple acaba de colocar no mercado. Cada um tem um preço de 35 euros. Existem ainda novidades no assistente virtual Siri, na recalibração da bateria e funcionalidades para o Apple Maps. Que são em tudo semelhantes ao popular Waze. O Apple Music também tem novidades, tal como uma maior gama (e mais diversificada) de emoji. Caso ainda não tenha recebido notificação para atualizar o software, basta que aceda a Definições, Geral e Atualização de software. Processo que deverá repetir caso tenha um Apple Watch ou iPad.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

27-04-2021



RELACIONADOS