Mais um motivo de orgulho para Portugal. A Corticeira Amorim forneceu a SpaceX, do excêntrico Elon Musk, também CEO da Tesla, para componentes em cortiça usados nos foguetões espaciais da empresa. O negócio terá rendido entre três e quatro milhões de dólares (1,7 milhões de euros a 2,6 milhões de euros) e é “a aplicação a seguir a rolha que mais traz valor acrescentado”, explica o presidente da corticeira portuguesa, António Rios Amorim, em declarações à Lusa.
Leia ainda: Carne mais cara do mundo é agora produzida em Portugal e promete bifes incríveis
A Corticeira já trabalhou antes com a NASA para fornecer componentes de foguetões que são obrigatoriamente de cortiça. “[A Space X] é o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde que a NASA parou” de lançar os próprios vaivéns”, conta Rios Amorim.
Veja o vídeo:
Peças de cortiça portuguesa são produzidas nos Estados Unidos
As peças em questão são produzidas nos Estados Unidos da América, por forma a ser mais fáceis de certificar. Mas a matéria-prima, a cortiça, é portuguesa. Este negócio com a Space X foi divulgado durante um debate sobre “40 anos de Ciência e Conhecimento: capacitar as empresas para os novos desafios”, organizado pelo INESC, no Porto.
Foto: Space X