homem desesperado com contas

Conta da luz não para de subir? 8 dicas para poupar (e muito) na fatura

Consumo

Conta da luz não para de subir? 8 dicas para poupar (e muito) na fatura

Quer baixar o valor da conta da luz? Existem 8 dicas que podem fazer toda a diferença na fatura.

Artigo de Bruno Seruca

28-02-2025

Muitas pessoas queixam-se de que a conta da luz está bastante elevada. Aquilo que muitos desconhecem é que existem comportamentos que têm em casa que ajudam a que o valor da fatura seja mais algo. Vários deles acontecem à noite, como salienta o TechTudo. Que avança com oito dicas de poupança que podem fazer toda a diferença na conta. Sendo que existem várias coisas que são feitas por várias pessoas sem que se apercebam do impacto no consumo de eletricidade.

Leia ainda: 4 dicas fundamentais para detetar um QR Code falso e não ser burlado

Google apresenta a Stadia, o futuro do gaming

1 – Evite o stand-by

Deixar aparelhos em stand-by é muito normal. Até porque as pessoas tendem a acreditar que é praticamente o mesmo que ter o aparelho desligado. Só que a aparentemente inocente luz pode traduzir-se em algo como 10% do consumo total de energia de uma casa. Por isso, a dica é desligar mesmo os aparelhos.

2 – Tire partido da programação

Vários eletrodomésticos têm opção de programação. Assim, poderá poupar energia e usar os aparelhos nos horários mais económicos.

3 – Evite usar muitos aparelhos ao mesmo tempo

Usar vários aparelhos ao mesmo tempo é algo que leva a um maior consumo por exigir mais da rede elétrica. Tente coordenar o uso dos aparelhos. Além de ser mais económico, evita o risco de vir a causar um curto-circuito.

4 – Não abuse da air fryer ou micro-ondas

Eletrodomésticos como a popular air fryer ou o micro-ondas consomem mais energia. Em especial quando são muito usados. Se faz mesmo questão de, por exemplo, usar a air fryer, a dica é que use o aparelho na sua capacidade máxima.

5 – Use a máquina de lavar roupa na capacidade máxima

Existem pessoas que fazem várias lavagens com poucas peças de roupa. A recomendação é a de que use a máquina de lavar roupa na sua capacidade máxima. Poupando assim água e energia.

6 – Controle o consumo

Monitorize o consumo dos aparelhos que maior impacto têm na conta. Por exemplo, a app Aneel Consumidor ajuda a perceber os gastos da conta. Outra dica dada pelo TechTudo é que veja diariamente o medidor de luz.

7 – Escolha aparelhos com eficiência energética A ou superior

Eletrodomésticos com classificação A tendem a consumir menos energia com um melhor desempenho. Este será um fator a ter em conta na hora de comprar um novo aparelho.

8 – Mude os eletrodomésticos antigos

Eletrodomésticos mais antigos acabam por ter um consumo de energia superior pois foram feitos com tecnologias que não são tão eficientes. Trocar aparelhos mais antigos poderá ser um investimento que acabará por ter efeito na conta.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

28-02-2025



RELACIONADOS