Carro novo? Não estranhes diferenças na matrícula

Carro novo? Não estranhes diferenças na matrícula

Consumo

Carro novo? Não estranhes diferenças na matrícula

Como sabes, é obrigatório na lei portuguesa que todos os veículos sejam identificados com uma matrícula registada. Contudo, segue-se uma nova sequência pois a que se encontra em vigor está prestes a terminar.

Artigo de Francisco Correia

11-09-2017

O registo de matrículas já permanece em Portugal desde 1937. Desde essa altura, ficou legislado que a identificação dos veículos seria feita com base em três grupos de carateres: dois de números e um de letras. Porém, de acordo com os dados da Associação Nacional do Ramo Automóvel, a atual sequência de matrículas está para terminar muito em breve, estando a letra T a esgotar combinações. Apesar da última chapa não ter atribuição agendada, surge a questão de que como serão as próximas matrículas?

E quando acabarem as matrículas com letras ao meio?

No nosso país, todas as sequências imagináveis com quatro números e duas letras (AA-00-00, 00-00-AA e 00-AA-00) já está prestes a terminar. Segundo a imprensa especializada em automóvel, o próximo modelo a adotar será o de quatro letras e dois números (por exemplo: AA-00-AA). Esta alteração só irá surgir em veículos comercializados após esgotada a sequência que se encontra vigente. No entanto, esta informação ainda carece de aprovação. Bastaram apenas 13 anos para que a atual combinação tivesse um fim à vista.

Um pouco de história

Com certeza que já viste nas estradas portuguesas várias matrículas a circular. O paraeles recorda-te como elas foram evoluindo ao longo do tempo. Será digno de coleção no futuro? Nós pensamos que sim.

A partir de 1937 surgiram as primeiras matrículas com quatro números e duas letras, acabando com as séries que identificavam os automóveis conforme a zona de residência. “Tudo” começou com as chapas de fundo preto com as letras brancas, no formato da imagem abaixo.

Em 1992, as letras trocaram de posição, passando para o fim da matrícula. A chapa passou a ser refletora, de fundo branco, com os carateres inscritos a negro e a simbologia portuguesa e europeia. Seis anos mais tarde foi decretada adicionalmente a colocação do ano e mês de atribuição da matrícula no lado direito da chapa.

Em 2005 surgiu o tipo de matrículas que ainda perdura. Duas letras ao centro e dois números à esquerda e direita. O fim desta sequência poderá estar previsto para 2018.

As únicas viaturas que fogem a esta regra são das forças militares nacionais. O exército tem matrículas MG-00-00, ME-00-00 e MX-00-00. Já a marinha tem chapas com as letras “AP”, seguidas de números, e a força aérea com a matrícula AM-00-00.

De acordo com o artigo 117.º do Código da Estrada, circular sem matrícula em Portugal pode levar a uma multa que vai dos €600 aos €3000.
Lê também:

Sexo, polémica e sedução vivem em Cleo Pires
Sexo, polémica e sedução vivem em Cleo Pires

Não fiques quieto e faz match point ao amor
Não fiques quieto e faz match point ao amor

Fórmula 1

As rivalidades mais carismáticas da Fórmula 1

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Francisco Correia

11-09-2017



RELACIONADOS