O futuro do Windows phone não poderia estar mais comprometido. O fundador da Microsoft, Bill Gates, assumiu numa entrevista, no canal norte-americano Fox News, que o seu telemóvel tem o sistema operativo Android. Uma opção surpreendente vinda do fundador da Microsoft, empresa criadora da Windows, e que demonstra que o sistema operativo da marca para telemóveis pode ter os dias contados.
A batalha neste mercado tem-se resumido a duas partes, por um lado a Google com o Android e por outro a Apple com o iOS, remetendo a Windows para segundo plano (a cota de mercado é de apenas 0,3%).
Compra da Nokia
A compra da Nokia por parte da Microsoft visava dar luta aos outros dois concorrentes, mas revelou-se um fiasco avaliado em vários milhões de dólares de prejuízo – os telemóveis da marca finlandesa só rodavam o sistema operativo Windows, mas foram um fracasso de vendas.
A compra da Nokia, em 2013, acabou por ser desfeita em 2016, com a venda da marca à finlandesa HMD Global. Os novos telemóveis da marca já rodam o sistema Android, incluindo o Nokia 8 (sabe mais sobre este modelo).
Para se defender da afirmação polémica, o homem mais rico do mundo ( fortuna avaliada em 86 mil milhões de dólares pela Forbes) afirmou que embora tenha o telemóvel Android, possui tem vários aplicativos da Microsoft no dispositivo.
Na entrevista, Bill Gates relembrou também o amigo Steve Jobs – fundador da Apple – e disse que nunca usaria um iPhone. Vê um trecho da entrevista no vídeo em baixo: