A Betclic Apogee, a primeira equipa de Esports do Mundo com certificação Carbon Neutral, continua fortemente comprometida com a sustentabilidade. Numa altura de fazer o balanço da época, foram contabilizadas 347 toneladas de CO2e. A ação de Offset que garante o compromisso desta formação em prol do meio ambiente aposta na proteção das Gigantes Verdes.
Leia ainda: Fã de PlayStation? Vem edição especial e limitada para assinalar 30.º aniversário da consola
Fundada em 2017 e composta atualmente por 16 jogadores de Portugal e da Polónia, a Betclic Apogee é uma referência internacional dos Esports. Paralelamente ao sucesso desportivo na modalidade de futebol virtual (EA FC), onde se somam diversos títulos nacionais, europeus e mundiais, a equipa destacou-se em 2022 ao obter uma inédita certificação de neutralidade carbónica (Carbon Neutral).
Betclic Apogee foi criada em 2017 e conta com 16 jogadores
O compromisso desta formação para com a sustentabilidade ambiental continua e todos os elementos têm a sua atividade permanentemente monitorizada através da aplicação digital Gamers 4 the Planet, num total de 25 200 horas contabilizadas. Os resultados relativos à temporada de 2023 correspondem a uma pegada de carbono de 347 toneladas (CO2e), impacto que contabiliza o consumo de energia e viagens. Para compensar este impacto, vai ser realizada uma ação de Offset com caraterísticas inéditas, incidindo a aposta na preservação das chamadas Gigantes Verdes – árvores de grandes dimensões, que desempenham um importante papel no ecossistema da biodiversidade.
A ação de Offset de 2023 é desenvolvida em parceria com a VERDE, Associação para a Conservação Integrada da Natureza. O CEO desta organização, João Coutinho, explica que “as Gigantes Verdes – árvores de grande porte – não só retiram mais carbono da atmosfera como também são abrigo para inúmeros seres vivos. Quanto maiores forem, mais carbono e biodiversidade têm em si”. Concretamente, esta ação da Betclic Apogee Esports visa a preservação de uma floresta de 641 árvores maduras – futuras gigantes verdes – pelo período de 10 anos. O local escolhido é uma floresta em Lousada.
“Um enorme orgulho”
Para Gonçalo Brandeiro, o CEO da Betclic Apogee, “é um enorme orgulho saber que somos a primeira equipa de Esports do mundo com uma certificação Carbon Neutral e continuar no caminho da sustentabilidade, desta vez com a proteção de árvores que serão as Gigantes Verdes de amanhã. Espero que o nosso exemplo possa inspirar outras organizações da nossa área”.
Esta iniciativa está em linha com a estratégia de biodiversidade da União Europeia para 2030 e tem a operacionalidade assegurada pela Associação Zero Waste Lab. Ana Salcedo, responsável por esta organização, destaca a importância de “assumir compromissos com visão e profundidade, de forma a catalisar uma transformação efetiva e duradoura a favor da regeneração ambiental”.
Fotos: Afonso Baptista/Betclic Apogee Esports