Bell & Ross cria relógios inspirados em avião da marca

Bell & Ross cria relógios inspirados em avião da marca

Consumo

Bell & Ross cria relógios inspirados em avião da marca

No momento em que o estúdio de design da Bell & Ross revela o BR-Bird, uma máquina voadora com linhas espetaculares, os dois novos relógios Racing Bird, inspirados neste mesmo avião, tornam-se símbolos da paixão da marca pela aviação e pela criatividade.

Artigo de Equipa Paraeles

08-04-2018

A aventura da Bell & Ross começou num cockpit, com a conceção de relógios inspirados diretamente nos instrumentos de voo e na época áurea da aviação. Esta viagem continua até hoje no pulso, naturalmente. Mas, agora, também regressa aos céus, nas asas do BR-Bird. Enquanto os instrumentos de bordo estabelecem os padrões de legibilidade, precisão e fiabilidade, toda a história da aviação serve como uma forte inspiração para a Bell & Ross.

Esta área de investigação ajudou a marca a criar máquinas incríveis, com base na busca pela velocidade e pelo desempenho: a mota B-Roquet, em 2014; o supercarro Aero GT, em 2016; o Bellytanker, em 2017, e agora o BR Bird. Depois de conceber carros de competição inspirados nas formas da aeronáutica, a Bell & Ross concebeu, agora, o seu próprio avião! Não será nenhuma surpresa o facto de se tratar de um avião de alta velocidade, capaz de competir nas Reno Air Races num estilo recordista.

Todos os anos, em Reno, Nevada, na fronteira do deserto americano, monta-se o cenário para a mais extrema competição de velocidade do mundo da aviação. Criado em 1924, este evento reúne aviões a voar à velocidade máxima e a muito baixa altitude, num circuito fechado delimitado por pilares de 10 metros de altura. Para terem uma oportunidade de se manterem nesta competição, considerada a mais bela pista de aviação do mundo e com um sucesso fenomenal junto do público, os pilotos têm de ser tão ousados quanto ágeis. E precisam de uma máquina excecional em termos de potência, aerodinâmica e margem de manobra.

O BR-Bird é alimentado por um V12 Rolls Royce Falcon

O BR-Bird, criado por Bruno Belamich, cofundador e diretor criativo da Bell & Ross, enquadra-se nas premissas. Um avião ultramoderno monolugar, com motor de propulsão a hélice, construído totalmente em material de alta tecnologia (grafite, fibra de vidro, liga de titânio e alumínio), o BR-Bird é alimentado por um V12 Rolls Royce Falcon, desenvolvido com base no Merlin (nome com um estatuto lendário na aviação, particularmente graças ao mítico English Spitfire).

Enquanto o seu cockpit se encontra o mais atrás possível, evocando as altas velocidades dos dragsters, as suas asas, curtas mas largas, colocadas muito à frente, remetem para o Comet DH.88, o Hughes H-1 e o Bugatti-DeMonge 100P dos anos 30, mas também para o famoso P51 Mustang da década de 40. A sua empenagem em Y assegura a manobrabilidade, enquanto o torna imediatamente reconhecível.

Com a sua forma meticulosamente desenhada e a sua forte estética, o BR-Bird faz parte do mundo da velocidade, estabelecendo um vínculo entre a história da aviação e a tecnologia do futuro. Esta identidade associada a velocidade e desempenho é evidente no design dos relógios Racing Bird, tanto no de três ponteiros como no cronógrafo.

O mostrador é branco, como a fuselagem do avião

Estes relógios partilham as suas opções estéticas com o avião de competição concebido pelo estúdio da Bell & Ross, particularmente o código de cor: o mostrador é branco, como a fuselagem do avião. Os números, o aro, o contador do cronógrafo e o bracelete são azuis, como a empenagem e os elementos decorativos que marcam as linhas aerodinâmicas do BR-Bird.

O ponteiro dos segundos central, os pormenores no mostrador e o forro do bracelete em couro são laranja, como a cor que realça as informações mais importantes dos instrumentos de voo. O contador é cinzento, fazendo lembrar a bandeira axadrezada utilizada nas competições de velocidade, como o logótipo Bell & Ross nas asas e flancos do avião.

No mostrador, os números têm a mesma tipografia que os contadores de bordo e a janela da data mostra três números – uma referência direta aos instrumentos de voo. O toque final é dado pela silhueta do avião no fundo e na base do ponteiro dos segundos (na versão de três ponteiros) e no contador dos segundos (na versão de cronógrafo). Com um fundo em aço de 38,5 mm para o BRV1-92 e de 41 mm para o BRV2-94, ambas as versões são alimentadas pelo movimento mecânico de corda automática.

Com o seu estilo e design gráfico, estes relógios BRV1 e BRV2 Racing Bird, de edição limitada, estão a dar início a um novo capítulo numa saga que entrelaça a história da Bell & Ross e da aviação, ao nível da performance, dos profissionais exigentes… e da mesma paixão.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

08-04-2018



RELACIONADOS