Bayou – Este é o rum que promete noites quentes

Bayou – Este é o rum que promete noites quentes

Consumo

Bayou – Este é o rum que promete noites quentes

Bayou Rum é uma bebida artesanal do Louisiana, destilado a partir de açúcar e melaço, cujo sabor único já lhe valeu 83 distinções nacionais e internacionais desde que foi lançado.

Artigo de Equipa Paraeles

16-08-2017

Bayou Rum é um rum artesanal do Louisiana, destilado a partir de açúcar e melaço, cujo sabor único já lhe valeu 83 distinções nacionais e internacionais desde que foi lançado.
O estilo de confeção singular garante um equilibro perfeito entre doçura e caráter e, como a própria assinatura o indica, faz deste o orgulho da região onde é produzido.

Um simples trago de Bayou Rum transporta-nos para as noites quentes e mestiças do Mardi Gras em Nova Orleães, para a música Folk, para a boa comida e espírito de festa tão caraterístico do Louisiana.

Após o sucesso registado nos Estados Unidos da América, a marca inicia agora o processo de internacionalização para as principais cidades dos diferentes continentes com a campanha “Let the good times roll” e está já disponível no mercado nacional, com distribuição pela PrimeDrinks.

A ORIGEM DA MARCA
É habitual distinguir-se o rum entre o estilo espanhol – confecionado a partir do melaço, mais doce e redondo – e o estilo francês – confecionado a partir do sumo de cana-de-açúcar, mais frutado e elegante. A região do Louisiana bebe naturalmente destas duas influências: por um lado a proximidade geográfica do Caribe, por outro a herança francófona proveniente dos seus habitantes Cajuns.

A vida no Louisiana é diferente, é especial. Da cultura à cozinha, da música à maneira como as pessoas celebram, procura-se desfrutar ao máximo desta viagem que é viver. A mistura de culturas e povos aliada a uma geografia ímpar cria um cenário icónico onde a produção de cana-de-açúcar tem mais de 300 anos de história e 160,000 hectares plantados. O “país da cana-de-açúcar”, como é conhecido, é responsável por 20% do açúcar produzido em todo o continente americano e, por isso, não é de estranhar que o rum seja a bebida de eleição.
O Louisiana é banhado por inúmeros rios, sendo o Mississippi um dos principais. Ao descerem lentamente até desaguarem no mar, estes rios formam um ecossistema pantanoso que os americanos apelidam de “Bayou”.

REAVIVAR A TRADIÇÃO DO RUM
Inspirados por este cenário de abundância de cana-de-açúcar, o empresário local Trey Litel e o seu irmão Tim Litel juntaram-se, como parceiros de negócios, a Skip Cortese e decidiram reavivar a tradição do rum do Louisiana. Jeff Murphy, Master Distiller com experiência internacional, e Reiniel Vicente, Master Blender que nasceu inserido no negócio das bebidas espirituosas, foram os últimos a juntar-se a uma equipa de sucesso. Foi em 2011 que fundaram a destilaria Louisiana Spirits (atualmente uma das maiores atrações turísticas da região) e, após uma reconstrução minuciosa, lançou o Rum Bayou.

BAYOU SELECT
O Rum Bayou dispõe de uma gama composta por quatro produtos: Bayou Select, Bayou Spiced, Bayou Silver e Bayou Satsuma. Em Portugal, apenas Bayou Select está disponível.

Esta é uma seleção especial envelhecida até 4 anos em barris de Bordéus (carvalho francês) e barris de Bourbon (carvalho americano). Uma combinação inimitável de influências e madeiras que oferecem o melhor de cada espírito a Bayou Select.

Um dos fatores de sucesso deste produto reside no processo de envelhecimento e também aqui se verifica o elevado grau de perfecionismo dos produtores. Este é feito através de um sistema conhecido como Solera: à medida que o álcool se evapora dos barris mais antigos, o espaço é preenchido com rum do barril que se segue em termos de antiguidade. Deste modo, nenhum barril fica totalmente vazio e todos os lotes convivem e beneficiam do sabor do rum mais antigo.

O produto final é digno de orgulho, por isso todas as garrafas são numeradas e assinadas pelo Master Destiller antes de seguirem para as diferentes partes do mundo.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO
Cor: Âmbar, sedutora
Aroma: Praliné amanteigado, canela rústica e baunilha cremosa. O nariz sugere notas de maçã crocante sobre pudim de pão com nozes, croissant amanteigado e carvalho torrado.
Paladar: Primeiro sente-se canela, açúcar e manteiga, ficando progressivamente quente como madeira carbonizada, ácer e notas de frutos vermelhos.
Final: Quente com longas notas persistentes de madeira escura.

Veja também:

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

16-08-2017



RELACIONADOS