Batatas do McDonald’s podem curar a careca

Batatas do McDonald’s podem curar a careca

Consumo

Batatas do McDonald’s podem curar a careca

Um estudo de uma universidade japonesa afirma que um químico utilizado nas batatas fritas do McDonald’s pode curar a calvície.

Artigo de Hugo Mesquita

05-02-2018

Um dos maiores pesadelos do universo masculino pode ter os dias contados. E tudo graças a um pequeno vício que nos faz ganhar uns quilinhos, mas que, segundo um estudo japonês, faz milagres à nossa saúde capilar:  as batatas fritas do McDonald’s. Tudo por causa de um químico encontrado utilizado pela cadeia de fast-food nas suas batatas, o dimethlypolysiloxane.

Um grupo de cientistas da Universidade de Yokohama, no Japão, realizou um pequeno teste para criar folículos saudáveis em ratos de laboratórios. Ao químico encontrado nas batatas fritas juntaram células-tronco humanas e o resultado foi visível passados apenas alguns dias. A região das costas dos roedores (onde foi aplicado) ficou mais peluda.

Com esta solução, os cientistas conseguir produzir pela primeira vez em laboratório «germes do folículo capilar» em massa. Estas células são as responsáveis pelo desenvolvimento dos folículos. Estas células nunca foram criadas em laboratório antes.

 

 

 

«Utilizámos esta solução em ratos e os resultados foram muito bons,» afirmou Junji Fukuda, o cientista responsável pelo estudo.  «’A perda de cabelo atinge um número substancial de indivíduos em todo o mundo, particularmente em sociedades mais desenvolvidas. Só no Reino Unidos são gastos  mais de mil milhões de libras em tratamentos novos para a calvície», concluiu.

Os testes preliminares sugerem que este tipo de tratamento pode vir a ser aplicado em humanos. «Fizemos alguns testes científicos que nos indicam que esta técnica será tão bem-sucedida nas células da pele humana, como foi com os ratos», explicou Fukuda.

Lê também: É isto que os carecas devem vestir

 

Segredo vem do McDonald’s

O ingrediente mágico, a dimethlypolysiloxane, é utilizada no óleo de fritar do Mcdonald’s para prevenir a criação de bolhas durante o processo de fritura.

O próximo passo da equipa japonesa é comprovar que este tipo de tratamento pode ser aplicado em humanos. A confirmar-se seria um grande passo neste campo, uma vez este tratamento não é invasivo, ao contrário de outro tipo de tratamentos já praticados.

Enquanto isso, se sofreres deste «mal» tens duas soluções: Viver com isso e seguir com a filosofia de que é dos carecas que elas gostam mais, ou então visitar mais vezes o McDonald’s, pode ser que ajude (não aconselhamos).

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

05-02-2018



RELACIONADOS