Se acha que o status de um homem pode ser medido pelo carro que tem garagem, fique a saber que na China são os animais de estimação que se tem no aquário que ajudam a definir o status masculino. E neste caso o destaque vai todo para o Arowana, o peixe dragão asiático que é o peixe de aquário mais caro do mundo.
Idolatrado na China, um exemplar desta espécie pode custar uma verdadeira fortuna. Há dez anos chegaram mesmo a existir notícias de que um Arowana tinha sido vendido por qualquer coisa como 877 mil euros, valor suficiente para comprar dois Lamborghinis Aventador. Este valor diz respeito a um peixe que tem um tempo médio de vida que oscila entre os 10 e os 15 anos. Se decidir optar por uma escultura de jade, terá de abrir os cordões à bolsa e gastar qualquer coisa como 5 milhões de euros. E com este valor já poderia comprar quase todos os carros de luxo disponíveis no mercado.
Junte-se a nós no Instagram
Além do status que dá, trata-se de uma espécie em perigo, fazendo com que algumas pessoas sejam presas por comprar um destes peixes. Que chegam a ser transportados, pelos compradores, com recursos a guarda-costas e carros de segurança. Existe ainda um mercado de luxo para aqueles que procuram solucionar problemas de saúde destes peixes.
“O Arowana é uma espécie muito valiosa, e isso deu origem uma enorme quantidade de crimes ao redor das áreas onde foi criado”, explica Emily Voigt, jornalista especializada em ciência e cultura, à Business Insider. Agora, estes peixes estão a ser criados para produzir combinações únicas de cores. Os preços podem oscilar entre os 4800 euros e os 39 mil euros ou chegar aos valores astronómicos que custam mais do que um carro de luxo.
Fotos: DR