O lançamento do novo iPhone 16e veio criar a ideia de que a Apple deixou de ter um smartphone que possa ser visto como tendo um preço mais em conta. Olhando para o mercado nacional, a nova aposta da gigante tecnológica tem como preço base os 739 euros. Agora, debate-se a estratégia da marca. Ou, por outras palavras, será que a Apple tem planos para lançar um novo iPhone com um preço mais baixo do que aquele que é praticado com o iPhone 16e?
Leia ainda: Digi apresenta novidade que era apontada como entrave à mudança para a operadora
O tema tem dado aso a muitas discussões. Mas não é de esperar que a Apple venha a colocar no mercado um smartphone visto como mais económico. Algo que é revelado por Mark Gurman, da Bloomberg. “Não há como dizer se a Apple acabará por construir um novo iPhone SE ou outro modelo de gama baixa. Eu pessoalmente acho que tal movimento ajudaria a empresa em mercados em crescimento como a Índia e a Europa Oriental. Mas, por enquanto, a Apple não tem planos de fazer isso”, garante.
Apple sem planos para novo iPhone mais em conta
Um dos argumentos para que o preço do iPhone 16e não seja mais baixo é o facto de contar com Apple Intelligence. O que leva a que Mark Gurman avance com uma eventual alternativa para a marca. “Se a Apple eventualmente lançar um sucessor para o 16e (digamos, um 17e ou 18e), ela poderia manter o 16e por aí a um preço mais baixo. Isso seria semelhante ao que já faz com o iPhone principal: o iPhone 15 e o 15 Plus ainda estavam disponíveis após a estreia do iPhone 16, por exemplo”, defende.
Ainda assim, esta alternativa não parece ter muitas pernas para andar. É que não existe a tradição de atualização anual dos modelos mais acessíveis da Apple. O que leva o especialista a acreditar que não voltaremos a ter, nos próximos tempos, um smartphone com um preço mais em conta. “A Apple nunca manteve um iPhone SE antigo quando lançou os novos modelos. Então, pelo menos por enquanto, a empresa não quer oferecer um iPhone na faixa dos 277 a 370 euros”, termina.
Fotos: Shutterstock