App para smartphone vai saber identificar se utilizador está bêbado

App para smartphone vai saber identificar se utilizador está bêbado

Consumo

App para smartphone vai saber identificar se utilizador está bêbado

Já imaginou o quão útil seria se o seu smartphone o avisasse que já se encontra ligeiramente alterado por causa do consumo de álcool? Pode estar para breve.

Artigo de Hugo Mesquita

19-08-2020

Já pensou o quão bom seria se o seu smartphone fosse capaz de o avisar que se encontra já ligeiramente alterado por causa do álcool? Uma app que conseguisse esse feito seria obrigatória no smartphone de qualquer homem. E ao que tudo indica, vai ser uma realidade muito em breve.

Leia ainda: Google prepara lançamento de smartphone dobrável

Uma equipa de investigadores da Universidade Stanford e da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, estão a desenvolver uma aplicação móvel para smartphone que, analisando o modo de andar dos utilizadores, conseguirá definir se as suas condições motoras foram ou não afetadas pelo consumo de álcool.

Este processo utiliza os acelerómetros dos smartphones, pequenos sensores de movimento que detectam e medem vibrações, e com isso conseguem detectar a posição dos smartphones no espaço. É, por exemplo, graças a estes sensores que o ecrã se ajusta quando viramos o aparelho.

Veja o vídeo:

App eficaz em 90% comparando os resultados com um bafómetro

Falar em quantidades de álcool é sempre tema de alguma controvérsia. Isto porque nem todos reagem da mesma forma a quantidades semelhantes de álcool. Mas mesmo nos mais resistentes, as quantidades pequenas de álcool podem alterar o modo de anda, tornando a caminhada mais irregular e confusa.

Veja também: Apple bane Epic Games e vai ser impossível jogar Fortnite no iPhone

Os resultados deste estudo foram publicados Journal of Studies on Alcohol and Drugs. O uso dos acelerómetros revelou-se eficaz em 90% em comparação com o tradicional bafómetro. Isto quando os smartphones ficavam amarrados às cinturas dos voluntários por um elástico. Falta agora testar a taxa de acerto quando o aparelho fica no bolso ou na mão dos utilizadores.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

19-08-2020



RELACIONADOS