Antigo campeão do mundo passeia Seat pela neve

Antigo campeão do mundo passeia Seat pela neve

Consumo

Antigo campeão do mundo passeia Seat pela neve

Enquanto meia Europa atravessa temperaturas muito altas, o campeão do mundo Juha Kankkunen brinda-nos com umas espetaculares imagens refrescantes ao volante de um SEAT Ateca. O piloto de ralis numa impressionante condução no lago gelado de Pikku-Nissi, a 200 quilómetros do Círculo Polar Ártico.

Artigo de Equipa Paraeles

31-07-2017

Metade da Europa está envolta em elevadas temperaturas, que em alguns países já ultrapassou os 40 graus. Em pleno pico do verão, para combater o calor, voltamos por momentos ao inverno com o campeão do mundo de ralis Juha Kankkunen, KKK, que pôs à prova o Ateca num lago gelado no norte da Finlândia, a apenas 200 quilómetros do Círculo Polar Ártico.

Conduzir dentro de um congelador

O inverno, com seis meses de duração, é a estação mais longa do ano na Finlândia. Com temperaturas que podem descer aos 20 graus negativos, Kankkunen conduziu o Ateca sem transpirar uma única gota de suor.

Deslizar num gelado gigante

Pikku-Nissi é um dos 188.000 lagos do país. Embora no verão a paisagem seja completamente diferente, na época do inverno o frio gela a superfície criando uma camada de 90 centímetros, permitindo que se conduza sobre ela.

O piloto de ralis, Juha Kankkunen, também conhecido como KKK, conta no palmarés com quatro campeonatos mundiais, 23 vitórias e um total de 75 pódios. “Os veículos com 4Drive são perfeitos para estas condições. O Ateca é um bom automóvel compacto e foi muito divertido conduzi-lo”, garante, depois de uma hora ao volante.

Terreno para provas extremas

É no norte da Finlândia que também se realiza o Winter Test, uma série de provas que os engenheiros do Centro Técnico da SEAT realizam com protótipos de forma a comprovar o bom funcionamento dos modelos antes da sua chegada ao mercado. O objetivo é garantir que a tração, a estabilidade e os travões, entre outros componentes, funcionam perfeitamente, mesmo em condições extremas de temperatura.

Uma pista de patinagem controlada

Os pneus de neve, com pregos especiais e o sistema de tração total 4Drive ajudaram o piloto a manter-se no traçado da pista gelada. A par da espetacular demonstração de perícia, note-se que para conduzir sobre o gelo ou neve “recomenda-se atuar os pedais e o volante de forma suave, a aceleração deve ser progressiva e aconselham-se relações de caixa elevadas”, assegura o piloto da SEAT Jordi Gené, que também participou nas provas na Finlândia.

Veja o vídeo desta aventura:
Leia também:

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

31-07-2017



RELACIONADOS