O universo dos smartphones pode ser dividido em duas equipas. De um lado temos os fãs da Apple, que já podem ter acesso ao iOS 18, o sistema operativo mais recente da marca da maçã. Do outro lado estão aqueles que defendem com unhas e dentes os smartphones Android. E são estes que defendem que a mais recente versão do sistema operativo – Android 15 – tem quatro funções que fazem com que seja melhor do que o iOS 18. Algo que é destacado pelo TechTudo.
Leia ainda: 3 segredos para que a bateria do iPhone dure muito mais tempo
1 – Recursos de segurança
O Android 15 conta com um novo recurso que faz com que todos os dados pessoais que constam no smartphone estejam protegidos. Mesmo em caso de roubo. Esta é uma tecnologia desenvolvia com base na Inteligência Artificial e que tem a capacidade de detetar movimentos bruscos. Como é o caso de o aparelho ser puxado da mão do utilizador. O que faz com que seja logo bloqueado, obrigando à digitação de códigos e passwords para ter acesso ao telemóvel. Algo que até pode ser feito de forma remota com acesso ao site Android.com/lock.
2 – Execução de multi-tarefas
Um dos cartões de visita do Android é ser multi-tarefas. O que faz com que os utilizadores possam usar duas aplicações em simultâneo. É certo que é algo que não é propriamente novo para o Android, mas que continua a não ser uma realidade para o iOS. Algo que é criticado por vários utilizadores.
3 – Gravar o ecrã somente de uma aplicação
O Android 15 permite que os utilizadores gravem o ecrã apenas para uma aplicação. O que é muito útil para quem precisa de fazer gravações e não podia mudar de aplicação durante o processo. Esta função, que não existe no iOS 18, tem por base a segurança dos utilizadores. Impedindo que outros dados sejam gravados e eventualmente partilhados.
4 – Circular para pesquisar com melhoramentos
A função Circle do Search é uma vantagem do Android 15 em relação ao iOS 18. Os utilizadores podem fazer círculos no ecrã do smartphone, quando no Google, para ter acesso a informações rápidas sobre determinados pormenores. Pesquisas sobre músicas, locais, textos e objetos são assim muito mais práticas.
Fotos: Shutterstock