O TikTok tem vindo a ganhar cada vez mais fãs em Portugal. Prova disso é que existem perto de 3,3 milhões de utilizadores em Portugal. Esta fama não passa despercebida aos cibercriminosos. Que estão cada vez mais focados na popular aplicação. O que faz com que se exijam vários cuidados.
Leia ainda: WhatsApp proíbe funcionalidade usada por muitos
De acordo com a análise anual relacionada com ameaças de spam e phishing da Kapersky, verificou-se um crescimento bastante considerável das tentativas de phishing no TikTok ao longo de 2023. É mesmo destacado que se verificou um aumento de mais de 40% a nível mundial. Por isso, se tem por hábito navegar nesta rede social, existem algumas coisas que deverá ter em mente.
Ofertas de 1.000 euros com pouco esforço
Os esquemas associados ao TikTok envolvem ofertas de emprego que são falsas. Existe uma promessa de um bom ganho financeiro com pouco esforço associado. Há mesmo quem receba mensagens a dar conta de ofertas de trabalho que consomem somente duas horas por dia em troca de valores que oscilam entre os 100 e os 1.000 euros. Com isto os utilizadores são convidados a entrarem em sites falsos no quais acabam por partilhar informações sensíveis que são muito úteis para os piratas informáticos. Os utilizadores são ainda aliciados com notificações falsas relacionadas com serviços de mensagens relacionados com entregas e pagamentos.
O que fazer?
“O phishing continua a ser uma ameaça constante no panorama digital, evoluindo constantemente para enganar os utilizadores desprevenidos. A nossa melhor defesa é a vigilância e o ceticismo. É essencial ser cauteloso, verificar antes de aceder a ligações e proteger a nossa identidade digital para garantir a segurança de todos”, salienta Marc Rivero, Investigador Principal de Segurança da Kaspersky. A recomendação é que certifique-se da origem dos e-mails recebidos e analise com cuidado e atenção os URLs dos websites. A isto juntam-se as soluções de segurança confiáveis para navegar em segurança na Internet.
Fotos: Reprodução Instagram