Carregar a bateria do smartphone parece ser a coisa mais simples do mundo. É pegar no cabo, ligar ao telemóvel e colocar à carga. Mas esta ideia é afinal um pouco mais complexa do que aparenta. É que existem quatro erros que quase todas as pessoas cometem e que estão a estragar a durabilidade da bateria. Prepare-se para ficar surpreendido com aquilo que provavelmente faz e que é melhor deixar de o fazer ao carregar o telemóvel. Quem o garante é Sandeep Unnikrishnan, diretor de tecnologia da startup de tecnologia de baterias Lionvolt, em conversa com o The Independent.
Leia ainda: Grok 3, o chatbot “assustadoramente inteligente” com que Elon Musk quer fazer frente ao ChatGPT e DeepSeek
Cyberphone, o iPhone inspirado no Cybertruck da Tesla
Como ponto de partida, o especialista revela que uma bateria está, em média, preparada para durar perto de 500 ciclos de carga. O que significa que passados dois a três anos, a capacidade das mesmas começa a reduzir de forma considerável. Se quer que a durabilidade seja muito maior só tem de seguir as dicas do especialista.
1 – Não carregue até aos 100%
Quase todas as pessoas ficam à espera que a bateria atinja os 100% antes de retirar o cabo. Só que este comportamento é prejudicial a longo prazo. Algo que está relacionado com o facto de as baterias lidarem com um maior “stress” quando mantidas com carga total durante períodos prolongados. Defende o especialista que o ideal é ter a carga entre os 20 e 80%. É ainda recomendado que a carga seja feita durante o dia e não à noite para que possa controlar a capacidade.
2 – Otimize o carregamento
É cada vez mais comum encontrar nos smartphones um sistema que ajuda a prolongar a vida da bateria. Este é o caso do iPhone que permite ativar a opção carregamento otimizado. Assim, vai ser tida em conta a sua rotina de carregamento e o uso do smartphone. Este tecnologia existe também nos aparelhos Android.
3 – Não use o smartphone enquanto está à carga
Mais um erro comum. Estar a usar o telemóvel enquanto este carrega. Só que este comportamento é desaconselhado pelo especialista. Que alerta que estará a gerar calor excessivo que contribui para a degradação da bateria.
4 – Use o carregador que vem com o seu telemóvel
Existem publicidades a carregadores muito rápidos, mas a verdade é que, de acordo com Sandeep Unnikrishnan, isso poderá diminuir a vida útil da bateria. Por isso aconselha a que use o carregador que vem com o aparelho. Assim, não está a usar corrente e voltagem instáveis que podem levar a um aquecimento evitável.
Fotos: Shutterstock