O mais recente estudo ThreatLabz 2024 Mobile, IoT, and OT Threat Report, da Zscaler vem dar a conhcecer uma situação que deve deixar os utilizadores de smartphones num estado de alerta. Entre junho de 2023 e maio de 2024 verificou-se um aumento de spyware na casa dos 111%. É ainda salientado uma subida nos ataques a smartphones com motivações financeiras, tendo fico identidicadas mais de duas centenas de aplicações com malware.
Leia ainda: WhatsApp tem novidade interessante, mas não é para todos
Cyberphone, o iPhone inspirado no Cybertruck da Tesla
É destacado que, no período de tempo estudado, o malware bancáro teve um aumento de 29%. Este tipo de ataque tem por base o roubo de credenciais para proveito próprio dos piratas informáticos. Sendo que os dados recolhidos são também, em muitos casos, vendidos a terceiros. Este é o caso do malware Anatsa e o Volt Typhoon. Realce ainda para o facto de um crescimento de 45% no malware com foco no IoT.
Mais de 200 aplicações maliciosas
O estudo menciona ainda que os setores da educação, tecnologia e indústria transformadora acabam por ser algo de muitos ataques. No caso da educação há mesmo um aumento de 136% nos 12 meses do estudo. Com um grande número de pessoas em teletrabalho, existe também uma tendência para um maior número de ataques que exploram os softwares usados pelos trabalhadores a partir de casa para aceder aos computadores do trabalho. O estudo fala ainda de um aumento de 111% no spyware focado no sistema operativo Android. Tendo sido identificadas mais de 200 aplicações maliciosas, todas disponíveis na loja oficial Android.
Fotos: Shutterstock