A informação que se segue tem tanto de caricata como de perigosa. É que, pelo quinto ano consecutivo, as passwords mais populares do mundo são 123456 e password. Ao longo deste período de tempo foram surgindo alertas para a necessidade de ter uma palavra-passe forte, mas a tendência continua a passar por escolhas simples que acabam por facilitar o trabalho dos hackers.
Leia ainda: Razer cria máscara inteligente para combater a covid-19
Esta análise, bem como a divulgação das piores palavras-passe, é da autoria da empresa de software NordPass. Que todos os anos dá a conhecer aquelas que são as 200 piores passwords do mundo inteiro. Para chegar a esta conclusão foram avaliadas mais de 5 milhões de palavras-passe, com especial incidência na Europa e América do Norte. Se está curioso, fique a saber quais as 10 piores passwords do mundo e descubra se alguma é a sua.
Estas são as 10 piores palavras-passe do mundo
10 – Senha
9 – 1234567890
8 – 12345
7 – 123123
6 – 111111
5 – 12345678
4 – Password
3 – picture1
2 – 123456789
1 – 123456
Veja também: Xiaomi aposta em telemóvel que recarrega totalmente em 15 minutos
O que fazer para ter uma password forte?
Se está preocupado com a sua segurança, fique a saber o que deverá fazer para ter uma password forte e da qual não se esquecerá em poucos minutos. As dicas são de Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN. “Nunca use palavras-passe curtas. Quanto mais caracteres diferentes a palavra-passe tiver, mais tempo demorará um hacker ou outro cibercriminoso sinistro a descobrir”, explica. “Torne as suas palavras-passe complexas. Use letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, caracteres especiais e números para criar palavras-passe fortes”, recomenda.
“Não é aconselhável usar palavras do dicionário, mas criar uma combinação de 6 a 7 palavras aleatórias”
“Use frases secretas longas. Não é aconselhável usar palavras do dicionário, mas criar uma combinação de 6 a 7 palavras aleatórias é um bom método. É difícil adivinhar uma combinação como ‘esquerdo elefante sapatos roxos râguebi férias’, por causa do seu comprimento e aleatoriedade, mas é mais fácil de lembrar”, explica. “Use a técnica da mnemónica. Crie frases inesquecíveis usando a técnica da mnemónica. Por exemplo, crie uma frase como ‘Gosto de comer pizza com amigos para me divertir’ e use-a como mnemónica para criar uma palavra-passe: ‘GdcPc4pmD’”, recomenda. “Tenha um gestor de palavras-passe. É difícil lembrar palavras-passe fortes, portanto, é uma boa ideia usar um gestor de palavras-passe. Alguns dos mais populares são LastPass e NordPass”, conclui.
Se seguir estas dicas irá melhor e fortalecer as suas palavras-passe. As palavras-passe fortes são deveras importantes para serviços e sites nos quais partilha as informações mais sensíveis. Isto inclui serviços bancários on-line, sites de compras, Wi-Fi doméstica, e-mail pessoal e profissional, além de algumas contas de redes sociais.
Fotos: Mohamed Hassan/Pixabay