XC40 será o primeiro elétrico da Volvo e um dos mais seguros

XC40 será o primeiro elétrico da Volvo e um dos mais seguros

Automundo.pt

XC40 será o primeiro elétrico da Volvo e um dos mais seguros

A marca sueca vai revelá-lo oficialmente durante o próximo mês de outubro e promete apresentar um dos automóveis mais seguros de sempre.

Artigo de João Isaac

28-09-2019

O SUV XC40 terá a honra de receber uma primeira versão totalmente elétrica na história da Volvo. A marca sueca vai revelá-lo oficialmente durante o próximo mês de outubro e promete apresentar um dos automóveis mais seguros de sempre. O fabricante tem uma longa e rica história no que à segurança diz respeito e apesar dos desafios impostos pela propulsão elétrica, assume que o futuro do Volvo XC40 elétrico vai ser uma referência nesse aspeto.

Leia ainda: BMW apresenta nova versão mild hybrid do Série 5

O rápido avanço do automóvel elétrico é uma das mais importantes mudanças na história do automóvel. A ausência de um motor de combustão interna e a presença de baterias, volumosas e pesadas, obrigou a mudanças muito relevantes na construção de um automóvel.

“Independentemente de se tratar de um veículo elétrico ou não, um Volvo terá de ser sempre um automóvel extremamente seguro. Assim, o futuro XC40 elétrico assumir-se-á como um dos mais seguros que alguma vez construímos. Os princípios mantêm-se. As pessoas estão lá dentro e elas são a nossa prioridade”, refere Malin Ekholm, responsável pela segurança da Volvo Cars.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Assim, e tomando como ponto de partida o excelente nível de segurança oferecido pelo Volvo XC40 convencional, os engenheiros redesenharam e reforçaram a estrutura dianteira de forma a lidar com a ausência do motor térmico. Foi igualmente desenvolvida uma nova estrutura de proteção para a bateria que também funciona como elemento de absorção de energia em caso de impacto.

Segurança ativa e condução autónoma são apostas neste Volvo XC40

A estrutura foi também reforçada na secção traseira e preparada para receber o motor elétrico. Assim, a sua construção está pensada para afastar as forças do habitáculo em caso de uma colisão. Também no que diz respeito a segurança ativa, o XC40 elétrico traz novidades graças ao Advanced Driver Assistance Systems. Este dispõe de várias câmaras, radares e sensores essenciais para a introdução da tecnologia de condução autónoma.

Posteriormente, a Volvo vai revelar mais detalhes sobre o seu primeiro veículo totalmente elétrico. Este será oficialmente apresentado ao público no dia 16 de outubro de 2019. Veja aqui mais fotos do chassis e carroçaria do futuro Volvo XC40 elétrico.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
João Isaac

28-09-2019



RELACIONADOS