roadster tesla

Vendas da Tesla caem pela primeira vez em 10 anos e há uma marca que não para de crescer

Automundo.pt

Vendas da Tesla caem pela primeira vez em 10 anos e há uma marca que não para de crescer

Mercado dos carros elétricos está ao rubro. Tesla vê vendas caírem pela primeira vez em uma década e há uma marca que pode ter a sua “culpa” no decréscimo.

Artigo de Bruno Seruca

06-01-2025

A Tesla fechou 2024 com algo que não se via há mais de uma década. Falamos de uma caída nas vendas. A empresa de Elon Musk fechou o ano com 1,79 milhão de carros vendidos em todo o mundo. O que representa uma queda de 1% em relação ao 1,8 milhões de unidades em 2023. A queda acontece mesmo com a Tesla a reduzir preços ao longo de 2024, numa estratégia que visava chegar ao maior número de compradores, mantendo assim o título de marca que mais vende carros elétricos.

Leia ainda: Polestar 4, o carro que elimina detalhe que muitos condutores consideram fundamental

Estes números podem ter (em parte) como culpada a BYD. É que a marca chinesa fechou 2024 com 1,76 milhão de carros vendidos. As vendas globais da marca tiveram um aumento de 41% em comparação com o ano passado. Sendo que é importante realçar que 90% das vendas da fabricante são na China. A Tesla não ignora a importância do mercado chinês, mas a verdade é que a empresa tem perdido espaço para marcas concorrentes. Isto enquanto se verifica uma luta no que a preços diz respeito.

Justificação de Elon Musk para o decréscimo das vendas da Tesla

Outro dado relevante é o de que a procura por veículos elétricos teve um decréscimo tanto nos Estados Unidos da América como na Europa, o que tem sido um desafio adicional para as marcas. No caso da Tesla, Elon Musk justifica as menores vendas com o aumento nos custos de empréstimos. Algo que tem acontecido desde 2022. Já vários especialistas destacam o aumento da concorrência e também várias questões sobre a marca. Algo que está associado ao facto de Elon Musk estar cada vez mais envolvido na política.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

06-01-2025



RELACIONADOS