A Toyota, em parceria com a NEDO e a Sharp, anunciou o início dos testes com um Prius plug-in. Este, conta com um melhorado sistema de painéis solares. De facto, os ensaios em estradas públicas pretendem avaliar a melhoria de autonomia elétrica nos veículos equipados com baterias alimentadas por painéis solares de alta eficiência.
Leia ainda: Nissan renova a Navara com motor Diesel mais eficiente
Para tal, a Sharp criou módulos das suas células solares, instaladas neste Prius, dispostos no teto, capot e tampa traseira. Assim, a potência dos painéis foi aumentada, gerando agora 860 W. Este crescimento é aproximadamente 4,8 vezes maior do que o Prius PHV atual (este apenas com teto solar).
Para além disso, o veículo de testes vai ter um novo sistema, ainda em desenvolvimento, que carrega a bateria enquanto o veículo está estacionado ou em andamento. Deste modo, é esperada uma melhoria na autonomia elétrica e uma maior eficiência dos gastos de combustível.
Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook
A marca nipónica tenciona realizar estes testes nas mais variadas condições na Toyota City em Tóquio, Japão. O principal objetivo é obter os dados relativos à energia gerada pelo painel solar e a quantidade de carga de bateria conseguida. Posteriormente, serão utilizados no desenvolvimento de um sistema de recarga solar integrado. Veja aqui mais fotos do Toyota Prius Plug-in.