Toyota GR Yaris eleva a fasquia e chega com 261 cavalos

Toyota GR Yaris eleva a fasquia e chega com 261 cavalos

Automundo.pt

Toyota GR Yaris eleva a fasquia e chega com 261 cavalos

A Toyota criou um carro que quebra várias barreiras. Para além de ser o motor três cilindros mais potente de sempre instalado num carro, é o único desportivo do segmento com tração integral. Chega na segunda metade de 2020.

Artigo de Guilherme André

10-01-2020

A Toyota está a apostar forte nos desportivos e o novo GR Yaris é exemplo disso. Desenvolvido pela divisão desportiva da marca nipónica, o segundo depois do Supra, surpreende ainda mais do que o antecessor Yaris GRMN. Inspirado nos carros que participam no mundial de Ralis, campeonato ganho pela Toyota em 2019, o principal objetivo passa por garantir uma condução dinâmica. Para tal recebeu vários componentes novos com ajuda dos engenheiros de WRC.

GR Yaris tem o três cilindros mais potente de sempre num carro

Começamos a longa lista pelo motor. O três cilindros 1.6 lt turbo é agora o motor mais potente de sempre instalado num automóvel. Assim, o “pocket-rocket” beneficia dos dados retirados da competição, algo que impulsiona a potência para os 261 cavalos e 360 Nm de binário.

Leia ainda: Fiat estreia-se na eletrificação com dois modelos míticos

Para além disso, é o único desportivo do segmento a estar equipado com tração integral permanente GR-Four. No entanto, há um comando que permite ao condutor escolher a variação de distribuição entre os dois eixos. Desde 60:40 no modo normal, 30:70 no Sport e 50:50 em Track. A cereja no topo do bolo é a transmissão manual de seis velocidades. Com esta configuração, o Toyota GR Yaris acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 230 km/h.

Veja o vídeo:

Chega na segunda metade de 2020

Construído sobre uma nova plataforma, recorre a fibra de carbono e alumínio, algo que dita o peso de 1280 kg (sem condutor). Para além disso, recebe uma nova suspensão e uma largura superior ao Yaris base. No exterior, destaque para a carroçaria de três portas. O visual indica para aquilo que este Toyota GR Yaris foi feito: para ser desportivo. De facto, destacam-se as grandes ponteiras de escape atrás e o ar aguerrido do pequeno “pocket-rocket”. Por fim, o novo desportivo nipónico está previsto para a segunda metade de 2020. Este será produzido em Motomachi, fábrica essa que conta com uma nova divisão especificamente criada para estes carros desportivos.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e conheça o novo desportivo japonês.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Guilherme André

10-01-2020



RELACIONADOS