Estávamos em 2020 quando a Tesla alimentou a ideia de colocar um carro elétrico no mercado com um valor que não fosse além dos 24 mil euros. E numa altura em que o mercado automóvel, em especial de viaturas elétricas, está cada vez mais competitivo, é Elon Musk quem acaba com o rumor do nascimento do económico Tesla Model 2. E não se trata de adiar o projeto, é mesmo um ponto final no assunto. Não haverá nenhum Tesla, controlado pelo condutor, com um preço em conta.
Leia ainda: Xiaomi SU7 Ultra: Primeiro supercarro elétrico da marca já tem preço e está disponível para pré-encomenda
Foi com a apresentação do relatório às contas do terceiro trimestre do ano para a Tesla que o milionário, e proprietário da marca, revelou o que a empresa pensa sobre o assunto. “Ter um modelo regular de 25 mil euros é inútil. Seria parvo”, começa por dizer. “Estaria completamente em desacordo com aquilo em que acreditamos”, acrescenta Elon Musk. Deixando ainda a garantia sobre o rumo da Tesla. “O futuro é autónomo”, garante.
Cybercab, o robotaxi que a Tesla quer vender por menos de 27 mil euros
A Tesla, de Elon Musk, deu recentemente a conhecer o protótipo do Cybercab, um robotaxi que não tem volante nem pedais. Ou seja, que é movimentado sem a presença de um motorista. O modelo dado a conhecer tem dois lugares e portas que abrem para cima. Foi revelado que a produção do carro deverá ter início em 2026. Elon Musk chegou ao palco à boleia de uma robotaxi e revelou que os mesmos vão ser vendidos por um valor inferior aos 27 mil euros. “A grande maioria do tempo, os carros estão apenas parados. Mas se forem autónomos, podem ser usados cinco vezes mais, talvez dez vezes mais”, argumenta o dono da Tesla. Este é o primeiro lançamento da Tesla desde a apresentação do Cybertruck, em 2019. Sendo que, na altura, o milionário já tinha prometido apresentar um robotaxi. Foi ainda apresentada a robovan, em tudo semelhante ao robotaxi, mas com capacidade para 20 pessoas. E também o robot humanoide Optimus.
Investidores desapontados
É certo que Elon Musk fez saber ter 50 carros completamente autónomos na apresentação. Ainda assim, de acordo com a Reuters, os investidores ficaram desiludidos com a apresentação. As críticas centram-se na falta de divulgação de detalhes concretos. Como é o caso do tempo necessário para aumentar a produção dos robotaxis. E ainda da aprovação a nível de regulamentação.
Foi salientado que a condução autónoma do Cybercab tem por base a técnica de aprendizagem de máquina e ponta-a-ponta. O que significa que o sistema é treinado para tomar decisões com base em dados. Como não existe qualquer interferência humana, é salientado ser muito complicado haver uma responsabilização em caso de erro. O método torna “quase impossível perceber o que aconteceu de errado quando se comporta mal e provoca um acidente”, explica um engenheiro da Tesla à Reuters.
Fotos: Reprodução NetCarShow