A Skoda, à imagem de muitas outras marcas de automóveis, decidiu começar a desvendar algumas das informações sobre o novo Skoda Enyaq iV. Apesar da marca checa já ter um elétrico (Citigo iV), este SUV será o primeiro veículo desenvolvido desde o início com o intuito de ser 100% elétrico. Para tal, recorre à plataforma MEB do Grupo Volkswagen e deve assumir proporções idênticas ao Volkswagen ID.4. As primeiras imagens do carro ainda camuflado, revelam uma dianteira sem grelha e algumas linhas estéticas já conhecidas nos modelos da Skoda.
Leia ainda: Desportivo Hyundai i20 N mostra o que vale em passeio na neve
Relativamente a dimensões, o Skoda Enyaq iV mede 4648 mm de comprimento, 1877 mm de largura e 1618 mm de altura. Isto permite uma bagageira com 585 litros de volume. Ao nível de motorização, os clientes vão poder escolher entre três diferentes baterias. Assim, a mais acessível, 55 kWh, garante 340 quilómetros de autonomia. Nesta versão de acesso à gama (Enyaq iV 50), os 148 cavalos são distribuídos para a tração traseira. Este dado também é importante porque a Skoda não fazia um veículo de tração traseira desde os anos 90.
Veja o vídeo:
Skoda Enyaq iV vRS ultrapassa os 300 cavalos
A versão intermédia, Enyaq iV 60, aumenta a capacidade da bateria para 62 kWh, ou seja, a autonomia também dá um pulo para os 190 km. Isto permite chegar aos 180 cavalos de potência. De seguida, a maior bateria de 82 kWh, é utilizada em duas variantes distintas: 80X e vRS. Ambas com tração integral, mas com potências diferentes. A 80X chega aos 265 cavalos, enquanto a vRS surpreende com 306 cavalos. Isto significa que o Enyaq iv vRS é o carro mais potente de sempre da marca. Este consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos. Já a autonomia é de 460 km. Por fim, o Skoda Enyaq iV vai ser apresentado no fim de 2020 e as vendas começam em 2021.
Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook