rivian rs1

Rivian R1S, o SUV elétrico com 850 cv que faz corar muitos desportivos

Automundo.pt

Rivian R1S, o SUV elétrico com 850 cv que faz corar muitos desportivos

Pensa que um SUV elétrico de 7 lugares não pode ser um desportivo? É porque ainda não conhece o Rivian R1S.

Artigo de Bruno Seruca

13-03-2025

O Rivian R1S apresenta-se ao mercado como um SUV elétrico de luxo de sete lugares. São quase 3.000 quilogramas, mas com números que são capazes de fazer corar alguns desportivos. A nova aposta da marca norte-americana tem um motor elétrico no eixo dianteiro e dois propulsores elétricos no eixo traseiro. Em conjunto debitam uma potência de uns impressionantes 850 cavalos de potência. E 152 kgfm de toque.

Leia ainda: Mercedes-AMG Vision One-Eleven, o supercarro que parece uma aeronave e que é o AMG mais rápido de sempre

Réplica de Tesla Cybertruck custa apenas 10.500 euros e é um fenómeno

O SUV está disponível com três opções de bateria: Max, Large e Standard. Sendo que, para já, apenas está disponível a Max. Esta está pensada para uma maior eficiência, tendo sido criada com menos peças para que ficasse mais compacta e com menos peso. São perto de 70 kg e o alcance é de até 595 quilómetros. O Rivian R1S vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,6 segundos. O condutor tem ao seu dispor 8 motos de condução.

Rivian R1S tem 8 modos de condução

All Purpose: Combina o desempenho e eficiência tanto no meio urbano como em estradas de terra.

All-Terrain: A escolha ideal para os amantes de off-road. O SUV fica preparado para andar na lama e com água até 1 metro de profundidade.

Neve: Com este modo passa a ter acelerações e travagens mais suaves, de modo a manter a estabilidade da viatura em neve, gelo ou granizo.

Sport: Desenganem-se aqueles que pensam que um SUV de 7 lugares não pode ser um desportivo. Neste modo é otimizada a aceleração, sendo reduzida a inclinação da carroçaria.

Areia: Quer aventurar-se em dunas de areia? Com este modo as rodas não ficam presas na areia.

Rally: Mais uma surpresa para um SUV de sete lugares. Amortecimento mais suave para conseguir velocidades mais elevadas em terrenos menos simpáticos.

Drift: A escolha para os mais aventureiros. Que ficam com o controlo de tração desligado.

Deteção de rochas: Com este modo, o toque é elevado ao máximo para que o SUV possa adpatar-se a terrenos com grande inclinação.

Quanto a preço, o Rivian R1S Dual Standard chega ao mercado com um valor a rondar os 70 mil euros. Já o R1S Dual tem um preço base de 77 mil euros. Por sua vez, o R1S Tri tem como preço inicial os 97 mil euros. Este ano será ainda lançado o R1S Quad.

Percorra a galeria e fique a conhecer o Rivian R1S.

Fotos: Rivian

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

13-03-2025



RELACIONADOS